Dicas para viajar de Campervan

Bom, morando na Austrália sem sombra de dúvidas acabei me apaixonando por essa história de viajar de campervan pela praticidade, custo benefício e principalmente por ter muitas opções de lugar para parar. Acabei indo para outros países também e continuei com essa de alugar campervan.

Eu já fiz 6 viagens com diferentes tipos de campervan e hoje vou compartilhar algumas dicas, coisas para considerar para escolher a sua, o que levar para esse tipo de viagem e por aí vai. Vou deixar aqui embaixo também o link de cada viagem para saberem um pouquinho mais de como foi cada trip.

Trip 1: Western Australia

Empresa: Backpackers World Travel Perth – esqueci por qual empresa eles reservaram.

Campervan para 4 pessoas. Duas bocas de fogão na parte de trás, minigeladeira, incluso mesa, cadeiras, jogo de cama, toalhas e todos itens de cozinha.

WA
Western Australia

Trip 2: South Australia

Campervan: Minicamper 2 sleeper    Empresa: Wicked Campers

Carro para duas pessoas. Os bancos de trás não existem e são uma cama de casal, fogão embutido na parte de trás, cooler, incluso jogo de cama e todos utensílios de cozinha. Bagageiro em cima para malas.

SA
South Australia

Trip 3: East coast – Sydney a Noosa 

Campervan: Jucy Crib    Empresa: Jucy

Campervan para quatro pessoas mas cama para duas. Duas pessoas dormiam no carro e duas acampavam – levamos nossa própria barraca. Fogão embutido na parte de trás, cooler, incluso roupa de cama, toalhas, todos utensílios de cozinha.

East Coast
East Coast Australia

Trip 4: Nova Zelândia

Campervan: Hippie Drift   Empresa: Hippie Camper/Apollo

Campervan para duas pessoas. Fogão portátil, minigeladeira, incluso roupa de cama, mesa e cadeiras e todos utensílios de cozinha.

nz.jpg
Nova Zelândia

Trip 5: Hawaii

Campervan: VW Westfalia    Empresa: Maui Camper and Van Rentals

Campervan para quatro pessoas. Fogão com duas bocas do lado de dentro, minigeladeira, incluso todo equipamento de cozinha. Pegamos extra mesa, cadeiras e jogo de cama.

Hawaii
Hawaii

Trip 6: Portugal a Espanha

Campervan: Active Plus   Empresa: Indie Campers

Campervan para quatro pessoas. Fogão portátil, minigeladeira, chuveiro, banheiro portátil, incluso roupa de cama e todos utensílios de cozinha.

pORT
Portugal/Espanha

 

Como escolher a campervan ideal para a sua viagem

  •  Uma coisa é fato, nenhuma é igual a outra e você tem que escolher de acordo com a sua necessidade, número de pessoas e quanto está disponível a investir. Quanto mais gente, melhor ser maior porque senão pode ficar bem quente na hora de dormir.

 

  • Levar em consideração quanto tempo você estará na estrada. Quanto mais tempo, melhor mais conforto. Se for duas pessoas em uma viagem de uns 2-3 dias o carro que os bancos de trás são cama é super tranquilo mas para viagens de mais dias tem que ser campervan mesmo. Se for duas pessoas por exemplo e puder investir, pegue uma para quatro pessoas, assim terá mais espaço e conforto. A gente amou a do Hawaii.

 

  • É bem importante ver o que está incluso no valor da locação. Algumas empresas fornecem jogo de cama, toalhas, cadeiras e mesas pra fazer as refeições fora da campervan como mencionei e outras isso é um item extra. A maioria tem quilometragem livre mas não é uma regra. Colocar isso na balança na hora de comparar empresas/campervans.

 

  • Taxas de relocação. Se você for pegar a campervan em um lugar e devolver em outro, as empresas sempre cobram uma taxa.

 

  • Falando sobre relocação, a boa notícia é que se você tem flexibilidade de dias, muitas empresas cobram apenas $1 a diária, te reembolsam o combustível para você levar a campervan de uma cidade a outra – data e cidade determinado por eles. Dá para viajar pagando praticamente nada! Chequem sempre isso!

 

Processo de locação:

  • Uma coisa importante, muito importante é o Bond, ou depósito caução. Assim como com locação de carro, você tem duas opções: pagar um valor de liability (seguro) por dia (muitas vezes o mesmo valor da diária) ou deixar um caução bem alto (tipo $3000) que é reembolsado em alguns dias depois que você devolver a campervan no mesmo estado que pegou. Por conta disso, verifique sempre com muito detalhe e atenção junto com a empresa todos os defeitos, amassados, arranhados e filme e tire foto de tudo para sua segurança também.

 

  • Habilitação brasileira geralmente é aceita sem problemas. A grande maioria pede a tradução em inglês que pode ser feito por um tradutor juramento aqui ($35) ou a famosa PID (Permissão Internacional para Dirigir). Sempre bom confirmar com a empresa ANTES de fechar.

 

  • Cartão de débito. Sempre aluguei com cartão de débito tanto carro como campervan e só uma vez que tive problema (a primeira) pois não verifiquei. Eu por precaução sempre ligo na empresa e peço para me enviarem por e-mail a confirmação que posso usar meu cartão de débito para pagar a reserva e para o Bond também.

 

Preparativos para viagem:

  • Levar mínimo possível de bagagem pois o espaço é pequeno e suas roupas irão ficar na mala – ou mochilão de preferência – porque não tem armário né?! Sejam práticos!

 

  • Não esqueça o cabo de áudio (sim, tem campervan que é super antiga e não tem USB), por esse mesmo motivo levar carregador de acendedor sabe?!, carregador USB também, aqueles suportes para por o celular enquanto usa o mapa.

 

  • Depois de verificar o que está incluso e o que vale a pena alugar, muitas vezes compensa mais levar a própria toalha por exemplo e se for lugar frio, saco de dormir.

 

  • Ter várias playlists salvas para os mais diversos momentos – hora do jantar, estrada e mais estrada. Dependendo do destino algumas partes não terá sinal de celular, então tenha offline, assim como talvez uns filmes e sem dúvidas o Google Maps com o mapa da onde você for baixado no celular para garantir que não irá se perder mesmo sem sinal.

 

Primeira parada:

  • Supermercado e bottle shop! Sempre importante comprar coisas práticas como macarrão, pão, salsicha, molho, carne moída.. coisas simples, rápidas de cozinhar e saborosas. Não esqueça uns snacks também porque muitas vezes vão dirigir por horas e facilita a vida. E água, muita água! Dependendo do destino, nem sempre tem mercados no caminho. Eu sempre cozinhava apenas no jantar, almoço era um lanche ou coisas assim.

Aonde parar para dormir/tomar banho:

  • É legal pegar dicas em blogs – quem for fazer os rolês que fiz está marcado lá aonde dormi – ou direto com a empresa que vocês estiverem alugando pois eles saberão. Honestamente, eu durmo em qualquer canto mas tem que ter cuidado pois alguns lugares tem placa que é proibido ficar a noite lá e pode ter fiscalização. Há muitos campervan sites aqui na Austrália e na Nova Zelândia principalmente – eles são muito preparados pois é muito comum nesses países.

 

  • Banho eu geralmente tomo nas duchas da praia mesmo ou na Nova Zelândia acabei pagando uns lugares por banho quente pois estava frio, tudo depende da onde você está indo. Mas tenha a cabeça aberta que tem dia que será banho de garrafa. Mochileiro aventureiro é assim 😉

Outra dica importante é: abasteça sempre que puder pois dependendo da onde for nem sempre terá posto disponível então ande o máximo que puder com o tanque cheio. Ah, algumas empresas cobram também o gás usado no fogão portátil, se possível ponha no Google se tem alguma loja que vende por perto por ser bem mais em conta do que comprar com eles.

Bom galera, é isso! Se ficou mais alguma dúvida, só comentar aí embaixo que eu respondo! Espero ter cobrido todas as principais dúvidas e ajudado a planejar a viagem de campervan de vocês!

SAFE JOURNEY! Hit the road…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s