Peniche – Portugal

Quem me conhece sabe que sempre que eu posso viajo no meu aniversário – e em qualquer data hahaha – e decidimos alugar um carro para conhecer Peniche. A única empresa em Caldas da Rainha que aceitava apenas cartão de débito era a Auto Simpatia – pagamos 40 euros o dia e tivemos que deixar a caução no cartão de débito também (que nos devolveram assim que devolvemos o carro).

Peniche é famosa pelas ondas e praias e fica menos de meia hora de Caldas da Rainha no estado de Leiria. O dia estava bem frio e ventando muito mas mesmo assim fomos lá. Primeira parada foi no Ilhéu da Papôa. Deixamos o carro e fomos andando até a ponta e achei muito lindo. O mar estava mega mexido e agitado e o cenário num contexto geral combinou – mas confesso que super quero voltar para ver o pôr do sol de lá num dia de verão. Do Ilhéu se tem vista para a Praia do Portinho da Areia do Norte.

Ilhéu da Papoa
Praia do Portinho da Areia Norte

Continuamos pela costa e no caminho tem diversos pontos para parar – alguns dá para descer até perto do mar como a Varanda de Pilatos mas devido as condições climáticas não fizemos, lógico. Paramos no Miradouro da Cruz dos Remédios e seguimos para o Farol do Cabo Carvoeiro e descemos uma escada que fica do lado esquerdo. Mais a frente tem a Gruta da Furninha que também não fomos por conta do clima.

Fomos até a Praia do Portinho da Areia Sul e achei linda mesmo com o dia nublado. Vi fotos em dia de sol e com certeza é uma praia que irei visitar no verão (atualizado: e voltamos – olha que linda!!!). Estacionamos o carro e andamos até o Miradouro junto ao Forte de Peniche. O forte está temporariamente fechado para visitação por conta de reformas. Ah, ali do lado tem a Marina, da onde saem os passeio para a Arquipélago das Berlengas – um lugar que está na minha lista para ir. Com certeza voltarei para Peniche em dias melhores hehe – lugar lindo e super diferente.

Praia do Portinho da Areia Sul no verão!

Decidimos então almoçar e fomos no Nagoya Sushi – rodízio por 12 euros, super recomendo! Na Avenida do Mar tem diversos restaurantes para todos os gostos e bolsos mas como era meu aniversário e amo sushi, essa foi a pedida.

Fizemos uma breve parada na Praia do Medão ou praia dos Supertubos como é conhecida, famosa entre os surfistas e para minha surpresa, mesmo com aquele frio e vento estava cheia deles no mar além de praticantes de kitesurf. A praia é super extensa e tem quiosques.

Última parada da viagem foi em Baleal – outra praia famosa pro surf por lá. O que eu não sabia é que tem um estreito de areia que dá para ir de carro até a Ilha do Baleal, achei mega interessante. (Atualização: voltamos no verão e é uma praia bem cheia, com areia batida e estrutura). Uma estradinha de uma pista só com praia dos dois lados. Essa parte da ilha é super bonitinha também e fomos até a ponta aonde fica a Capela de Santo Estevão. De lá dá para ver vestígios do forte e me surpreendi com o formato das pedras, pareciam um navio afundado. Curti bastante Peniche e sem dúvidas voltarei!! Ah, as fotos estão meio amarelas porque esse vento que rolou trouxe areia do Deserto do Sahara para Portugal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s