Quem me conhece sabe que sempre que eu posso viajo no meu aniversário – e em qualquer data hahaha – e decidimos alugar um carro para conhecer Peniche. A única empresa em Caldas da Rainha que aceitava apenas cartão de débito era a Auto Simpatia – pagamos 40 euros o dia e tivemos que deixar a caução no cartão de débito também (que nos devolveram assim que devolvemos o carro).
Peniche é famosa pelas ondas e praias e fica menos de meia hora de Caldas da Rainha no estado de Leiria. O dia estava bem frio e ventando muito mas mesmo assim fomos lá. Primeira parada foi no Ilhéu da Papôa. Deixamos o carro e fomos andando até a ponta e achei muito lindo. O mar estava mega mexido e agitado e o cenário num contexto geral combinou – mas confesso que super quero voltar para ver o pôr do sol de lá num dia de verão. Do Ilhéu se tem vista para a Praia do Portinho da Areia do Norte.



Continuamos pela costa e no caminho tem diversos pontos para parar – alguns dá para descer até perto do mar como a Varanda de Pilatos mas devido as condições climáticas não fizemos, lógico. Paramos no Miradouro da Cruz dos Remédios e seguimos para o Farol do Cabo Carvoeiro e descemos uma escada que fica do lado esquerdo. Mais a frente tem a Gruta da Furninha que também não fomos por conta do clima.






Fomos até a Praia do Portinho da Areia Sul e achei linda mesmo com o dia nublado. Vi fotos em dia de sol e com certeza é uma praia que irei visitar no verão (atualizado: e voltamos – olha que linda!!!). Estacionamos o carro e andamos até o Miradouro junto ao Forte de Peniche. O forte está temporariamente fechado para visitação por conta de reformas. Ah, ali do lado tem a Marina, da onde saem os passeio para a Arquipélago das Berlengas – um lugar que está na minha lista para ir. Com certeza voltarei para Peniche em dias melhores hehe – lugar lindo e super diferente.



Decidimos então almoçar e fomos no Nagoya Sushi – rodízio por 12 euros, super recomendo! Na Avenida do Mar tem diversos restaurantes para todos os gostos e bolsos mas como era meu aniversário e amo sushi, essa foi a pedida.

Fizemos uma breve parada na Praia do Medão ou praia dos Supertubos como é conhecida, famosa entre os surfistas e para minha surpresa, mesmo com aquele frio e vento estava cheia deles no mar além de praticantes de kitesurf. A praia é super extensa e tem quiosques.


Última parada da viagem foi em Baleal – outra praia famosa pro surf por lá. O que eu não sabia é que tem um estreito de areia que dá para ir de carro até a Ilha do Baleal, achei mega interessante. (Atualização: voltamos no verão e é uma praia bem cheia, com areia batida e estrutura). Uma estradinha de uma pista só com praia dos dois lados. Essa parte da ilha é super bonitinha também e fomos até a ponta aonde fica a Capela de Santo Estevão. De lá dá para ver vestígios do forte e me surpreendi com o formato das pedras, pareciam um navio afundado. Curti bastante Peniche e sem dúvidas voltarei!! Ah, as fotos estão meio amarelas porque esse vento que rolou trouxe areia do Deserto do Sahara para Portugal…



