São Paulo – SP – Brasil

Bom, é impossível apenas um post para falar de São Paulo né?! E esse aqui estará em constante atualização pois terá dicas de restaurantes, lugares para visitar e coisas para fazer nessa capital incrivelmente viva que atende a todos os gostos. Uma das maiores metrópoles do mundo!

Eu gosto muito de caminhar pelo Centro de SP por ser super histórico – e de graça né?! Você pode por exemplo descer na Praça da República, caminhar até o Copan (aquele prédio residencial super famoso em ondas) ou ir no Mirante do Edifício Itália para ter uma vista linda da cidade. É ali perto da praça também que fica o famoso cruzamento da música do Caetano Veloso: Ipiranga x São João.

Em frente a Praça Ramos de Azevedo fica o Teatro Municipal de São Paulo. Cruzando o Viaduto do Chá você chega na Praça do Patriarca que tem uma pequena Igreja de Santo Antônio. Seguindo em frente você sai na Praça da Sé, sempre muito cheia. Muita gente me pergunta se me sinto segura andando no Centro e acredito que assim como qualquer grande cidade, tem que se tomar cuidado, não ficar vacilando com celular/câmera na mão. Achei bem legal porque tem bastante policiamento então eu particularmente recomendo.

Teatro Municipal
Igreja de Santo Antônio
Pelas ruas do centro de SP

Na Praça da Sé fica o Marco Zero, aonde começou a cidade de SP. A Catedral dispensa comentários, é maravilhosa e vale muito a visita – super estilo europeu neogótico.

Catedral da Sé

Da Sé dá para ir no Pátio do Colégio, primeira construção da cidade com intuito de catequizar os índios em 1554 – o que está lá hoje é uma construção reformada mas continua sendo um importante marco. É possível ver o antigo Banespão, hoje Farol Santander que tem um mirante (pago) no topo. Ali perto fica o Edifício Martinelli (primeiro arranha céu da cidade) que também tem mirante.

Pátio do Colégio
Farol Santander

Seguindo até o Mosteiro de São Bento é possível ir na famosa rua de compras 25 de Março e visitar o Mercadão também. É melhor deixar isso para um dia inteiro já que lá tem muitas lojinhas, a Galeria Pagé e acaba ficando cansativo fazer as compras e conhecer a cidade. Recomendo depois das compras, ir experimentar muitas frutas e comidas boas no Mercadão. Uma opção ao invés de descer pra 25, é cruzar o Viaduto Santa Ifigênia até o Largo do Paiçandu e conhecer a Galeria do Rock – como o nome diz, é um lugar que vende artigos de rock, roupas, cds, discos e muito mais. Ali no bairro Santa Ifigênia é o lugar para quem quer comprar eletrônicos, arrumar celulares e qualquer coisa do tipo.

Um pouco mais para frente fica a Luz, aonde tem vários lugares interessantes como: a Pinacoteca que sempre tem exposições super legais, a Sala São Paulo para concertos e o Museu de Arte Sacra. A Estação da Luz em si é muito bonita, um estilo bem clássico. Ali também tem muitas lojas de roupas de noiva e casamento.

Se você está em busca de comprar roupas tem que visitar o Bom Retiro ou o Brás. O bairro da Liberdade é conhecido pelos restaurantes e tudo relacionado ao Japão já que é a maior colônia fora do país. Um bairro super gostoso de conhecer. Outro bairro de origem estrangeira é a Mooca que é conhecido por ser reduto de italianos e descendentes e por isso é o lugar ideal para quem quiser desfrutar da culinária italiana. Assim como a Mooca, o bairro do Bixiga também tem descendência italiana e é berço da escola de samba Vai Vai e é por lá que acontece a Festa de Nossa Senhora da Achiropita em Agosto. Também por lá tem Feira de Antiguidades e muitas cantinas deliciosas.

Falando de antiguidades, outro lugar que você precisa conhecer a feira da Praça Benedito Calixto que acontece todo sábado das 9h as 19h em Pinheiros. Falando em feira, a Praça da República que falei lá em cima tem feira de artesanatos nos finais de semana.

Vale a pena conhecer o Ceasa e Ceagesp, o principal local de abastecimento de peixes, frutas, flores, legumes da cidade. O Varejão é uma feira que acontece três vezes por semana e é aberta ao público – ideal para quem quer gastar pouco para comer bem. E ah, se você gosta de flores, também tem feira de flores por lá.

Eu tenho uma paixão pela Vila Madalena, mas não só a noite por conta da incrível vida noturna nos seus diversos barzinhos que reúnem os mais diversos públicos e restaurantes deliciosos mas também pelas ruas cheias de arte como o Beco do Batman. Ah, lá também tem a Praça Por do Sol que assim como o nome sugere, vale super a pena ir no fim de tarde . Voltando a falar de barzinhos e restaurantes, eu amo a região do Itaim Bibi.

Beco do Batman
Praça Por do Sol

Um lugar super gostoso de passar o dia em São Paulo é o principal parque da cidade: Ibirapuera. Além do parque e do lago que é uma delícia para fazer um picnic, você pode alugar uma bike, visitar o Planetário, Museu de Arte Moderna, a OCA (até por fora é super interessante a construção, afinal é do Oscar Niemeyer né?!) e o Auditório, Bienal, Museu Afro Brasil. De uma das partes do parque também pode ser visto o Obelisco – Símbolo da Revolução Constitucionalista, maior monumento da cidade (72 metros de altura), o Monumento a Pedro Álvares Cabral (dispensa explicação) e o Monumento as Bandeiras (criado em homenagem aos bandeirantes). Outro parque muito legal é o Parque Santa Branca por ter vários bichinhos soltos – a criançada ama e além disso tem a brinquedoteca e área de leitura infantil.

Parque Ibirapuera

A cidade de São Paulo também conta com vários estádios como o Estádio do Morumbi (São Paulo), Arena Corinthians, Allianz Parque (Palmeiras), Estádio Canindé (Portuguesa) e o Estádio Pacaembu que tem ao lado o Museu do Futebol. Falando em esportes, se você gosta de automobilismo tem que conhecer o Autódromo de Interlagos.

Museu do Futebol
Arena Corinthians

São Paulo também tem muitos shoppings e para quem gosta de chocolates pode ir conhecer a Kit Kat Chocolatery no Shopping Morumbi. Lá você pode montar seu próprio Kit Kat além de poder comprar de vários sabores como maracujá (o melhor na minha opinião), banana, churros, algodão doce e outros.

Ahhhh não posso deixar de falar da Avenida Paulista né?! Uma das principais avenidas da cidade, centro comercial e foi lá que fiz minha faculdade. São quase 3 km de extensão começando na estação do Paraíso e acabando na Consolação. Por lá tem o Conjunto Nacional (considerado primeiro Shopping da América Latina), bares para curtir um Happy Hour, os famosos MASP, Livraria Cultura e FNAC e muito mais. No Sesc Paulista tem um mirante com vista para a cidade. O mais legal é que aos domingos ela fecha para carros e vira uma enorme rua para ciclistas, pedestres, artistas de ruas e muita diversão. Uma das ruas que cruzam a Paulista é a boêmia Rua Augusta, famosa pela vida noturna. Lá também fica o Comedians, lugar de Stand Up Comedy.

MASP na Avenida Paulista


Fora tudooooo isso, tem mais um monte de museu dos mais diversos temas, vários parques espalhados por toda a cidade que valem a visita, shoppings e muita coisa para fazer. Dizem que quem está cansado de Londres está cansado da vida e na minha opinião isso vale para São Paulo também, afinal a cidade não para e sempre tem coisa nova acontecendo.

Aqui abaixo eu deixo alguns dos lugares que gosto muito de ir para comer:

Bar do Estadão: comida 24hs por dia além de salgados e lanches. Tudo muito bom. Famoso pelo sanduíche de pernil;
Bar Brahma: na famosa Ipiranga com a Avenida São João. Porções servidas e muito saborosas;
Jun Santa Cecília: rodízio de sushi muito gostoso e com preco acessível;
Joakins: tradicional hamburgueria;
New Dog: cachorro quente e um milkshake de Nutella dos deuses;
Patties: hambúrguer pequeno e super saboroso fora o local que é um charme;
Johnny´s Rocket: rede de hamburguer estilo americano, delicioso;
The Fifties: famosa hamburgueria;
A chapa: hamburguer delicioso no Itaim Bibi.
Prime Dog: lanches e cachorro quente para carnívoros, vegetarianos e veganos;
Pastel da Maria: pastel maravilhoso na Paulista;
Pastel da Gigia: dentro do Mercadão, peça o de bacalhau;
Mortadela Brasil: famos sanduíche de mortadela do Mercadão;
Consulado Gaúcho: para matar as saudades de comida gaúcha como Xis e Cuca;
Veridiana Pizzaria: uma das melhores pizzarias da cidade;
Pizza Estufada: um conceito diferente de pizza, gostei muito;
Restaurante Bananeira: culinária bem brasileira, moqueca maravilhosa, música ao vivo;
Caverna Bugre: carne maravilhosa, experimentem o Filé Alpino;
Outback: dispensa explicação né?! hehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s