Apaixonada por flores como eu sou, lógico que tinha Holambra na minha lista para conhecer e aproveitei uma terça feira tranquila – e muito quente – para conhecer essa cidade. De Jacareí levamos cerca de 2hs até lá – fica um pouco depois de Campinas – e foi uns R$40 de pedágio só ida (caríssimo) – a volta fizemos em 3hs e no caminho sem pedágio.
Um pouco antes de chegar em Holambra vimos um campo de girassóis gigantesco. Eles estavam lindos e aproveitamos para tirar umas fotos na entradinha. Caso vocês tenham interesse, existem agências de turismo que levam aos campos e também fazem ensaios fotográficos.


A cidade toda lembra as casinhas holandesas, afinal foi fundada por eles e parece cenário de filme. Também por isso é bem famosa para ensaios fotográficos. Fomos direto almoçar no Casa Bela Restaurante – recomendo – e depois fomos dar uma volta e ver as lojinhas coloridinhas fofas que ficam ao lado do restaurante. A idéia inicial era andar mas o calor estava acima de 34 graus (e é inverno hein?!) e não teve como, fizemos tudo de carro mesmo.


Paramos na Praça dos Pioneiros, bem bonitinha e nossa sobrinha Sarah aproveitou para brincar no parquinho que tem ali.



De lá fomos ver o Lago Vitória Régia e é na praça que leva o mesmo nome que fica os famosos “cadeados do amor” aonde os casais colocam cadeados com seus nomes.


Continuamos mais 5 minutinhos e chegamos aonde acontece todo ano a Expoflora (cancelada esse ano infelizmente). No momento a Alameda Maurício de Nassau está decorada com guarda chuvas coloridos – o que rende fotos lindas! Lá também tem um orelhão com os famosos sapatinhos holandeses e um sapato grandão de madeira para quem quiser entrar.




Seguimos em frente até o Moinho Povos Unidos e aproveitamos para tirar foto no Portal também que é uma das entradas/saídas da cidade. Eu tinha visto também que saindo dali sentido Artur Nogueira por cerca de 15 minutos tem uma Capelinha antiga que hoje não está funcionando mais e tem cerca de 350 anos. Acabamos não indo porque o calor estava demais mesmo e fomos procurar água – e também li que a capelinha fica em propriedade privada. Entrei em contato com uma daquelas agências que comentei lá em cima que leva para os campos de flores e me disseram que pra ir lá, só com ensaio fotográfico agendado… Enfim…


Sede, calor e bota calor nisso! Como refrescar? Sorvete lógico! Paramos na Sorveteria Vanilla Ice e tomamos Milkshake, açaí e sorvete – além de muita água. No fundo da sorveteria tem uma área bem legal para crianças.

Última parada antes de voltar para casa foi na Praça dos Coqueiros aonde fica o letreiro da cidade e na frente tem o Parque Van Gogh em frente ao Lago Holandês – que infelizmente estava fechado. Do outro lado do lago fica o que eles chamam de Nossa Prainha para quem for em um dia menos quente e quiser conhecer mais da cidade. As ruas tem nome de flores e algumas praças também, um verdadeiro charme essa cidade. Ah, o fim de tarde na estrada estava lindo com um sol vermelho incrível para fechar o dia!


