Guararema – SP – Brasil

A cidade de Guararema fica a meia hora de Jacareí e aproveitamos o sábado para ir lá conhecer um pouco mais dessa cidade charmosa. Fomos direto para o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino mas infelizmente estava fechado. Do carro deu pra ver a cidade cheia de ipês amarelos, achei lindo e ah, lá que fica o letreiro da cidade também – vale a visita.

Cheia de ipês amarelos

Descemos até o Parque Municipal Recanto do Américo ou Pau D´alho como é conhecido. Guararema é o nome dessa árvore de Pau D´alho em tupi guarani e que deu origem ao nome da cidade. Outra coisa legal é que quando chove as folhas dela exalam cheiro de alho. Interessante né?!
A ponte que liga as ilhas do Rio Paraíba estavam fechadas para reforma então ficamos passeando só ali pelo beira rio.

Pau D´alho

Seguimos até o Parque Municipal Ilha Grande e caminhamos por lá. É gostoso ter esse contato com a natureza mesmo no meio da cidade. Na saída vimos que o rio estava lotado de peixe – lindo e eu já fiquei doida pra entrar na água, pena que não pode hehe.

Parque Municipal Ilha Grande

Pegamos o carro e em 15 minutinhos estávamos no Parque Municipal da Pedra Montada – sim a cidade tem vários parques, um diferente do outro. Subimos uma escadinha que dá num restaurante e pegamos um sorvete para refrescar antes de continuar subindo até a Pedra Montada.
O lugar é bem bonito e ótimo para ir com crianças também, inclusive tem uma parte com água passando pelo parque que dá para elas brincarem – a Sarah (nossa sobrinha) aprovou. Tem também uma trilha para uma tal Pedra do Tubarão porém estava fechada. Tiramos uma foto com a Pedra Montada – alguém me explica como uma foi parar certinho em cima da outra e não caem?!

Parque Municipal da Pedra Montada
Pedra Montada em família
Sarinha

De lá fomos na Estação Ferroviária de Guararema e fomos ver o Pontilhão que é um charme e cenário para ensaios fotográficos na região – junto com os parques lógico. E no meio das fotos não é que passou um trem de carga?! Ah, em Guararema dá também para passear a pé pelo centrinho aonde fica a Paróquia São Benedito – o que não fizemos por conta do calor.

Estação Ferroviária de Guararema
Trilhos e o Pontilhão ao fundo
Paróquia São Benedito

Seguimos mais meia horinha até Mogi para almoçar no Pesqueiro Cantão da Serra – tem bastante natureza, água, comida boa e barata e parquinho para as crianças. Encontrei minha mãe e o Tio Helinho por lá também, foi uma tarde bem gostosa.

Pesqueiro São Benedito com a mammis

Na volta para Jacareí demos uma volta em Luís Carlos – Distrito de Guararema. O lugar parece cenário de filme com a Estação Ferroviária – como a de Guararema, ruazinhas de paralelepípedo, casinhas e lojinhas coloridas e uma igrejinha fofa. Tem um passeio que pode ser feito de Maria Fumaça de Guararema a Luís Carlos e custa R$70 por pessoa. Recomendo o passeio para passar o dia com a família 🙂

Luís Carlos
Luís Carlos
Estação Ferroviária Luís Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s