Guaratinguetá e Aparecida – SP – Brasil

GUARATINGUETÁ:

Minha avó materna era de Guaratinguetá e meus avós moram lá há muitos anos e por conta disso é uma cidade que sempre visito.

O que nem todo mundo sabe é que o Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1998 e declarado primeiro santo brasileiro pelo Papa João Bento XVI em 2007 – e ele é de Guará. É possível visitar a Casa de Frei Galvão e o Museu de Frei Galvão que ficam bem no centro da cidade. No museu tem também outras exposições como a Indígena, Revolução Constitucionalista de 1932, personalidades de Guará e folclore regional. Ainda no centro, tem a Igreja de Santo Antônio construída em 1630 junto com a fundação da cidade e que vale muito a visita – achei linda. Foi lá que o Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa.

Igreja de Santo Antônio

Ali perto também tem o Mercado Municipal que vende produtos locais, artesanatos e ingredientes da culinária da região. Outro lugar que eu amei conhecer foi a Estação Ferroviária de Guaratinguetá construída em 1914 – hoje desativada mas que servia como linha ferroviária até a década de 50.

Um pouco mais afastado do centro fica o Santuário (ou Igreja) de Frei Galvão – o local é simples mas vale a visita. Lá tem lojinha de lembrancinhas e a estátua do santo também. Em outra parte da cidade fica o Seminário de Frei Galvão que recebe alunos de todo o país para formação religiosa. O local também tem um acervo pessoal. Guará está com a intenção de se unir a Aparecida para fazer parte do turismo religioso – o que é super interessante já que a cidade vizinha já é forte nesse quesito.

Em Guará tem também a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que foi construído com pedras de Lourdes na França e acredita-se no poder da água lá. Ao lado fica o Memorial Filhos de Maria Auxiliadora do Brasil – o museu é conhecido como Orfanato por ficar aonde antigamente era um. Tirando a parte religiosa da cidade, há também a Escola de Especialistas de Aeronáutica – o maior complexo de ensino técnico da América Latina.


Meu lugar preferido é o bairro do Gomeral!!! Ele fica no pé da serra e cerca de meia hora do centro de Guará com muito verde, montanhas e vistas lindas. Recomendo muito explorar os diversos restaurantes que tem por ali principalmente o Tao do Gomeral e o Fazenda Monte Verde. Esse último tem uma passagem do rio por ele que dá até para nadar, uma delícia. No caminho para o Gomeral dá para ir até o Pé da Serra, uma cachaçaria artesanal. No momento eles estão construindo uma estrada que dará acesso direto a Campos do Jordão. É bem popular por ser rota de peregrino e com os bikers que curtem trilha também. No Gomeral tem também a Cachoeira do Onça e a Igreja do São Lázaro que tem uma vista linda de Aparecida e Guará.

Fazenda Monte Verde
Vista perto da Igreja

Falando um pouco de comida, gosto muito de ir na Cachaçaria Água Doce e comer o escondidinho de mandioquinha com carne seca. Para quem é membro, o restaurante da Hípica de Guaratinguetá é uma delícia também. Recomendo o filé com molho gorgonzola e as caipirinhas sem dúvidas. O Wimpy – Rei do Bacalhau é especialista em bacalhau como o nome sugere, mas recomendo muito a parmegiana deles também. Se você gosta de hambúrguer, tenho dois para recomendar: Chef sobre Rodas e Kovil Medieval Burger. Os dois são muito gostosos!



APARECIDA:

A cidade de Aparecida gira em torno do turismo religioso e acho que dispensa apresentações a Basílica e Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida né?! Afinal é o maior templo católico do Brasil e o segundo do mundo atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano. Achei bem legal que por ter ido com o carro do meu avô – de Guará – o estacionamento foi metade do preço, apenas R$10. Esse preço vale para quem é da região.


Não só a Basílica como todo o complexo é enorme e conta com restaurantes, lojinhas, estacionamento próprio e um bondinho que cruza a estrada e sobe o Morro do Cruzeiro. Você tem duas opções: só subir e voltar ou parar no Mirante.

É um lugar muito importante para os católicos e acho muito emocionante assistir uma missa lá. Caso não vá no horário da missa, você pode sempre visitar a imagem da Nossa Senhora ou ir na Capela das Velas também.

Uma curiosidade sobre Aparecida é que a rodoviária é em formato redondo – pouco comum né?!

Mais fotos, dicas e informações no Instagram: @ca.pelo.mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s