Jacareí – SP – Brasil

Bom, meu namorado, Vinicíus, é de Jacareí e apesar de não ser uma cidade turística tem alguns lugares que valem a visita se estiver por lá por ter uma longa história já que tudo começou em 1652. Bem no centro da cidade tem o Pátio dos Trilhos – antiga estação ferroviária da cidade. Ao lado tem a Sala Mário Lago, um espaço cultural da cidade e abriga também a sede da Fundação Cultural de Jacarehy e o Núcleo de Arqueologia.

Ali perto fica a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso (Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade) toda em azul e dourado. E se falando de igrejas, são cinco consideradas as mais importantes e antigas: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Capela São Sebastião (ou Capela do Avareí), Igreja Matriz Imaculada Conceição e Capela Nossa Senhora Aparecida – essa sendo importante pois ela fica na beira do Rio Paraíba do Sul e dizem que foi de lá que jogaram a imagem de Nossa Senhora encontrada no rio em Guaratinguetá.

Igreja Matriz Imaculada Conceição

Ainda no Centro tem o Parque da Cidade que conta com quadras esportivas e área para lazer – um excelente lugar para prática de esportes. Lá também tem uma concha acústica para eventos e um jardim japonês. Outro parque menor mas que vale a pena visitar e aproveitar o ar puro e verde – e também acesso a uma biblioteca é o Parque dos Eucaliptos. Para quem gosta de história, pode visitar o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAVP) que fica no prédio tombado Solar Gomes Leitão. O prédio por si só já vale a ida para quem gosta de história e arquitetura.

E seguindo a falar de cultura, um lugar que já por fora já é interessante é o Complexo Educamais – sede da Orquestra Sinfônica de Jacareí. Ali também fica o Teatro Municipal e a Sala Ariano Suassuna com capacidade para 700 pessoas. Esse local fica próximo a rodoviária da cidade.

Ah, no inverno as ruas ficam lindas com os ipês coloridos. E falando em colorido, pelas ruas do centro passei por essas “casinhas” coloridinhas.


E agora vamos falar de comida né?! Tipicamente por lá tem o bolinho caipira, mas não se deixe enganar com o de São José dos Campos, pois a receita é originária de Jacareí e tem recheio de linguiça.

O meu sushi favorito por lá é o Iwata Sushi que fica próximo a Praça dos Três Poderes. Caso você queira comer lanches, sugiro algumas opções como o Du Lanches (lanche raiz), Black Jack Burger & Beer, Madruga´s e Chapa Quente – nesse você pode comer dentro de um ônibus adaptado.

Agora se você quer recomendação de pizzas com certeza tem que experimentar a Pirâmide Pizzas e Pizzaria do Portuga – lá é catupiry de verdade! Ah, tem a Chopperia do Gordo também. Mas se preferir esfiha eu gosto muito da Pizzaria Mamma Mia.

Pizzaria do Portuga
Pizzaria Mamma Mia

Que tal uma parmegiana? A melhor de Jacareí – e uma das melhores que comi na vida – é a do Restaurante Viguetto sem dúvidas. E se quiser uma comidinha caseira e por kilo, gosto do La Pampa Restaurante Grill. Por lá também tem a famosa rede Cachaçaria Água Doce que é sempre uma boa pedida. O melhor torresmo da cidade é no Bar do Tião. Vale também experimentar a comida no Armazém Jacarehy – algumas noites rola música ao vivo por lá já que é barzinho também. Ainda perto da Praça dos Três Poderes tem o Espetinho. Ah, imperdível são os bolinhos do Bar do Peixoto!

Restaurante Viguetto
Armazem Jacarehy
Bar do Tião

Pertinho do Shopping Jacareí tem a Cupqueijo – pão de queijo recheado com diversos sabores e o tradicional também. Na Estação do Suco vale a pena tomar um açaí. E se quiser indicação de uma padaria boa que vende massas caseiras também, vá conhecer a Casa de Massas.

Caso dê uma esticadinha até São José dos Campos, definitivamente tem que ir no Coronel – para comer ou beber! Eles tem uma Caipirinha de Cajú maravilhosa além dos chopps. O Capital da Vila é parada obrigatória se quiser comer um filé mignon com gorgonzola – deliciosa demais. Se tiver afim de lanche, corre no Bullguer. Santonofre é um dos barzinhos da cidade com música ao vivo e shows de Stand Up também. Se estiver procurando sushi, eu gosto bastante do Akame Sushi na Andrômeda. Por lá também tem o famoso Outback para comer costela e a hamburgueria Madero. Ah, antes que eu esqueça, se você gosta de carne, corre no Mr Moo – pedimos um Xburger e apesar de parecer super simples, estava divino.

Coronel

E você, quais são os seus lugares favoritos de São José dos Campos e Jacareí?

Um comentário em “Jacareí – SP – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s