São Sebastião – SP – Brasil

Como vocês já sabem, sou de Caraguatatuba (litoral norte de SP) e sempre que pude e posso vou explorar também as cidades vizinhas como São Seba (uhum, é assim que chamamos por aqui).

A cidade conta com mais de 30 praias nos seus 100km de extensão e com o Porto de São Sebastião que junto com a Petrobrás é responsável por mais de 60% do petróleo do país. São Sebastião também é uma cidade histórica e tem um centrinho antigo muito lindo que vale a visita. É na Avenida da Praia que acontecem os shows de fim de ano e comemorações – geralmente gratuitos e também tem o letreiro da cidade. Por lá também tem alguns restaurantes legais para conhecer que vou listar no final. E por último mas de forma alguma menos importante, é de São Sebastião que sai a balsa todos os dias (várias vezes ao dia) para a maravilhosa Ilhabela. Com tudo isso dito, bora agora falar das praias?


Saindo de Caraguá, a primeira praia é a Praia da Enseada, indicada mais para famílias e crianças e a última antes de chegar em Bertioga é a Boracéia.

Depois da Enseada vem Cigarras, São Francisco, Olaria, Arrastão, Pontal da Cruz (pier que o pessoal pula), Porto Grande, Praia Petra do Centro e Praia Grande (aonde tem pista de bicicross e skate).

Praia das Cigarras

Eu gosto muito da que vem depois da Praia Grande por ser mais reservada e perfeita para crianças: Praia das Pitangueiras. Tem um estacionamento bem na entrada porém é meio “escondido” de achar a entrada. De lá dá para fazer uma trilhazinha pelas pedras – ou nadar para a Praia do Segredo e Praia do Zimbro. Não cheguei a ir mas acredito que da Praia do Segredo tenha uma trilha para a Praia do Cabelo Gordo, quase tão pequena quanto a do Segredo. Quem me conhece sabe que amo prainhas.

Praia das Pitangueiras
Praia das Pitangueiras, Praia do Zimbro e Praia Grande
Praia do Segredo e atrás Praia do Cabelo Gordo
Trilha para a Praia do Segredo

Seguindo, vem Barequeçaba, bem famosa, movimentada, boa para famílias e crianças, areia dura e faixa de areia extensa. Passando ela vem o Morro das Sete Voltas aonde tem o Mirante Barequeçaba que tem vista para a praia que leva o nome do mirante e também para a próxima praia: Guaecá.

Guaecá é uma das favoritas dos surfistas – e nossa também, mesmo sendo super extensa – pois é bonita, tem bastante sombra e um riozinho. Ah, de lá dá para atravessar a Rodovia Rio Santos e ir ver a Toca do Buraco do Bicho. No canto direito tem a trilha para a Brava, pra Cachoeira do Guaecá e uma pedra que o pessoal costuma pular para mergulhar no mar.

Guaecá

Depois do Guaecá vem Toque Toque Grande (que na verdade é menor do que a Toque Toque Pequena). A praia é super gostosa, mar verdinho, gosto bastante. Lá tem estacionamento. Entre Guaecá e Calhetas tem uma cachoeira na estrada mesmo – Cachoeira Toque Toque – super fácil acesso e vale a pena para tirar o sal do corpo.

Toque Toque Grande
Mar verdinho
Cachoeira Toque Toque

A próxima praia como falei é Calhetas que fica dentro de um condomínio particular portanto o acesso só pode ser a pé – tem que deixar o carro no acostamento da estrada e descer uns 10 minutos até a praia – que vale super a pena. No canto esquerdo pelas pedras achamos uma “mini” praia e até tartaruga dá pra ver por lá. O mar lá é lindo e as piscinas naturais da pedra ficam cheias de peixinho.

Praia Calhetas
Piscina natural cheia de peixinhos
Mini prainha

Toque Toque Pequeno (que é na verdade grande) vem antes de chegar em Santiago – outra praia que recomendo visitar junto com Paúba – essa ótima para o surf. Passando Paúba tem o Mirante que tem vista para a Praia de Maresias – super famosa por conta do Gabriel Medina e das ótimas ondas que rolam. Tem restaurantes e bares bem legais por ali também.

Um pouco mais a frente fica Boiçucanga de mar calmo e areia amarela. Depois tem Camburizinho e Camburi com apenas um riozinho que separa as duas praias. Próximas praia é Baleia.

Outras duas praias muito populares em São Sebastião são: Barra do Sahy e Juqueí. É dessas duas praias que saem os passeios para As Ilhas – um lugar que vale super a pena a visita além da Ilha das Couves, Ilha do dos Gatos e Ilha Montão dos Trigos. Na Barra do Sahy tem uma trilha que leva para uma piscina natural no canto direito da praia.

Juqueí é bem extensa e a região tem bastante restaurante e estabelecimentos, um bairro importante e “independente” já que fica bem afastada do centro da cidade – muitas pessoas até acham erroneamente que assim como Maresias, Juqueí é outra cidade. Entre elas tem a Praia Preta do Sul.

Quase no fim da cidade tem Barra do Una e um riozinho super gostoso de nadar, seguida pela Praia do Engenho, Juréia e Boracéia.

Depois de muita praia dá fome né?! Recomendo o Família Restaurante (principalmente a parmegiana deles), Acabana Pizza Bar, Restaurante Athenas (ideal para frutos do mar) e a super charmosa Pizzaria da Vila.

Pizzaria da Vila

E vocês, aonde gostam de ir em São Seba?

2 comentários sobre “São Sebastião – SP – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s