Caraguatatuba – SP – Brasil

Como diz o ditado, “crie asas mas nunca perca suas raízes” portanto vim hoje aqui falar sobre Caraguatatuba – cidade que vivi até os meus 18 anos e mora no meu coração.


Caraguá como é conhecida, é a cidade de entrada do Litoral vindo pela Tamoios e a melhor de infraestrutura do Litoral sem dúvidas. A cidade conta com 17 praias sendo as mais conhecidas: Martim de Sá, Prainha, Capricórnio, Massaguaçú, Cocanha e Mococa.

Para quem vem de Ubatuba, a primeira praia é a Tabatinga, conhecida também pelo condomínio Costa Verde e por sua extensa faixa de areia – atraindo assim muitas famílias. Depois vem a Praia da Mococa – bem popular para ir com a família também e conta com quiosques e estacionamento. Outra coisa legal é que de lá é possível ir a Ilha do Tamanduá de barco. Similar a Mococa é a praia vizinha Cocanha. Famosa por sua beleza, quiosques, mar tranquilo e pelo Ilhote da Cocanha que dá até para chegar de stand up ou caiaque que pode ser alugado na praia mesmo.

Continuando, chega-se no Massaguaçú que diferente das praias vizinhas é uma praia de tombo e o mar geralmente é um pouco mais bravo – e bem bonito. Dá para caminhar por toda a orla da praia e apreciar sua beleza ou sentar em um dos quiosques para uma água de côco também.

Massaguaçú

No canto direito, começa a Praia do Capricórnio que também é uma praia de tombo e rola ondas. É lá também que fica a Lagoa Azul – ideal para ir com as crianças ou para dar um mergulho depois de entrar no mar. Vale a pena sempre verificar a qualidade da água antes de entrar.

Praia do Capricórnio e Lagoa Azul

Seguindo, vem a Praia Brava que como o nome já diz, é uma praia com ondas não recomendadas para crianças e apreciada pelos surfistas. Para chegar nela, tem que fazer uma trilha saindo da famosa Martim de Sá. Não tem quiosques – ideal para quem procura contato com a natureza e relaxar.

E finalmente chega-se na mais famosa e badalada praia de Caraguá: a queridinha Martim de Sá. Ela conta com quiosques por toda sua orla com direito a muita música e comida boa para todos os públicos, uma avenida bem bonita e gostosa de caminhar (ou pedalar) e de quebra um lugar incrível para ver o nascer da lua. Sempre vivi por lá.

A praia vizinha é a Prainha – muito popular para ir em família e com crianças por ter um mar bem calminho, ser menor e ter estrutura de quiosques. É lá também que fica a Pedra do Jacaré que se chega por uma trilhazinha de menos de 5 minutos pelo canto esquerdo da praia. É muito comum ver os locais pulando de lá – porém não é recomendado pois tem pedras e muitas vezes tartarugas – além de muitas vezes a maré estar baixa ou ter banco de areiaz Vale a pena para curtir a vista apenas.

Para chegar na Praia da Feira – ou Praia do Garcez basta para o carro no camaroeiro, passar pelo Mirante Por do Som – tem uma vista linda da cidade e da Ilhabela a frente – e caminhar por uma trilhazinha com degraus improvisados. No caminho você irá passar pela Pedra da Freira – uma pedra famosa por lembrar uma freira ajoelhada rezando.

Pedra da Freira

Próximas praias são a Praia do Camaroeiro e a do Centro que não são propícias para banho e fazem parte da linda orla da cidade. Super recomendo caminhar ou andar de bicicleta pela Avenida da Praia pois a cidade é super plana e perfeita para isso – principalmente ir até o Camaroeiro no fim de tarde ou aproveitar para comprar peixes e frutos do mar fresquinhos no Entreposto de Pesca Artesanal. Eu adoro ver os barquinhos atracados no Camaroeiro, rende boas fotos.

No Morro da Prainha tem o Mirante do Camaroeiro com um espaço incrível para que o pessoal possa ir ver o pôr do sol enquanto cantores/bandas locais se apresentam – ainda não está finalizado mas já está aberto para visitação. Vale a visita! É só parar o carro na Rua Sebastião Izidoro e subir por ali mesmo – no momento apenas a pé ou de bicicleta.

Mirante do Camaroeiro


É na Praia do Centro – ou melhor na Avenida da Praia que tudo acontece – shows, eventos, encontros. Se você for para Caraguá com crianças, não pode deixar de ir no Park Trombini, tradição na cidade há muitos anos e para os mais grandinhos tem a roda gigante que é bem legal também. Se bater a fome, recomendo o yakisoba maravilhoso do parque. É lá também é aonde fica a Praça de Eventos, quadra de basquete, Feira de Artesanato – ou Feirinha Hippie como chamamos e a pista de skate.

Praia do Centro com Pista de Skate, Quadra de Basquete e o Camaroeiro ao fundo
Parquinho
Praia do Centro, Parquinho e Avenida da Praia

Passando a ponte do Rio Santo Antônio, começa a Praia do Indaiá já com a Pista de Bicicross (eeee saudades – corri por 8 anos e passei muitas horas por ali). A praia é bem popular com crianças e famílias por ter bastante quiosque, ser uma praia de areia dura e mar calmo. As diversas árvores também garantem muita sombra. Na continuação vem a Praia do Aruan (ou Pan Brasil) que é basicamente a extensão da Praia do Indaiá mantendo as mesmas características assim como a vizinha Praia das Palmeiras.

A partir da Praia do Romance não há mais quiosques e acaba sendo utilizada mais para prática de esportes como corrida, volêi de praia e caminhadas por conta da extensa faixa de areia dura. Similar as duas últimas praias da cidade: Praia das Flecheiras e Praia do Porto Novo – essa última fazendo divisa com a Praia da Enseada já em São Sebastião. O bairro do Porto Novo conta com uma Praça de Eventos também aonde ocorrem shows, eventos e encontros assim como no Centro. E para quem procura acomodação por lá, super recomendo o Tia Dica Hostel (@tia.dicahostel).

Eu amo algumas praias da cidade mas o meu lugar favorito de Caraguá é sem dúvidas o Morro Santo Antônio pois dele tem uma vista sensacional da cidade e rende fotos incríveis a qualquer hora do dia. É de lá também que os mais aventureiros saltam de paraglider ou asa delta – já fiz e aprovei! Para agendar o salto, é só entrar em contato com o pessoal da Caraguá Fly pelo Whataspp (12) 981420422.

Eu ali sobrevoando Caraguá
Orla de Caraguá

Outro lugar que eu adoro é a Praça Cândido Mota e a Igreja Matriz da cidade – um charme. Fica super cheia no carnaval e nas festas juninas/julinas. Ali também fica o Museu de Arte e Cultura.

Igreja Matriz
Museu

Para quem gosta de passear no shopping temos dois: Caraguá Praia Shopping na Avenida da Praia e o Serramar Shopping no bairro Pontal Santa Marina. Eu gosto do segundo pois tem um conceito bem interessante por ser todo térreo e bem charmoso – e é lá que fica o cinema.

A cidade também recebe diversos eventos durante o ano além dos shows na temporada de verão como comentei. Vocês podem acompanhar a agenda por aqui http://www.turismocaragua.com.br/agendas

Depois de praia e passeio dá fome né?! Então anotem aí os melhores lugares para comer em Caraguá!

Sorvete: Sorveteria Sérgio – recomendo o Tentação que é de morango com pedaços de brigadeiro;

Pastel: Nhack Pastéis – o de frango com catupiry é bom demais;

Salgados e doces: Lua de Mel – a melhor coxinha de todas;

Açaí: Nápoli sem dúvidas – tem no Posto BR e no Calçadão da cidade;

Pizza: Gergelim Pizzas – era a melhor do mundo, uma pena que fechou;
Resenha’s – pizza boa, cerveja gelada e ambiente descontraído! Ah eles tem burgers também – super recomendo;
Surf´s – produtos de qualidade, pizza bem gostosa e porções também;

Sushi: Koichi Sushi – os hot rolls deles são incríveis
Nori Sushi – também é bem gostoso e fica no Centro;

Comida: Tapera Branca – eles tem buffet bem fresquinho e gostoso;
Alegro Sushi Pizza Bar – e servem carnes também, tudo muito bom;

Café: Prosa e Poesia – bolos, salgados, cervejas artesanais, drinks, cafés especiais, doces e muito mais – experimentem a Soda Italiana;

Massa: Zanfredo – super recomendo;

Frutos do Mar: Ostra e Ouriço – tradição de anos na cidade
Guaruçá – melhor camarão no abacaxi da vida;

Bar com comida: Garage Bar – porções servidas e muito boas
Água Doce Cachaçaria – os pastéizinhos e o escondidinho são os melhores;

Hambúrguer: Tico´s Burger – excelente;
Guará Burger – excelente também;

Padaria: Padaria Esquina do Pão e Padaria Estrela – ambas servem comida boa e tem doces, pães, sucos bem gostosos.

Barzinhos: Villa Gourmet – o mais novo da cidade;
Gula Gula – boteco aberto até tarde, bom e barato;
O Quintal – ambiente rústico com música ao vivo;
Bar do Hélio – música ao vivo;
Bacharel – um dos mais legais;


E aí, ficou faltando alguma dica? Qual é o seu restaurante favorito? Aonde você mais curte ir em Caraguá?

Em breve mais dicas do Litoral Norte 🙂

3 comentários em “Caraguatatuba – SP – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s