DIA 1: Perth – Esperance 713km
Fim de ano, verão e minha cunhada e concunhado vieram nos visitar em Perth e decidimos mostrar as praias mais bonitas da Austrália para eles. Saímos por volta da 1pm e já tínhamos feito as compras no mercado pros 5 dias ($46 pra cada + $16 bebidas) – só compramos o gelo ($4) na hora de sair para por no cooler.
Primeira parada depois de 3 horas foi em Kondinin para ver o Statue Lake que ás vezes fica amarelo e ele estava era seco rs mas como era no caminho para Hyden foi tranquilo porque não desviamos da nossa rota. Menos de uma hora de viagem e estávamos na famosa Wave Rock – uma formação rochosa super antiga em forma de onda. O valor é $12 por carro para visitar e por lá tem banheiro e churrasqueira – além de muitas moscas. Aproveitamos para abastecer por lá também ($40).

Nosso destino final era Lucky Bay e inclusive já tínhamos reservado camping por lá mas quando paramos para abastecer em Esperance ($55) vimos um fogo e fumaça bem na direção que iríamos. Entrei no site do Emergency WA e vi que o parque nacional que fica Lucky Bay estava infelizmente pegando fogo. Verão é muito seco e as queimadas são frequentes mas essa foi causada por raios na verdade então é sempre bom checar antes de viajar. Ficamos super chateados, já era 9 da noite, comecei a ligar pros campings de Esperance e estavam todos lotados até que um comentou de um espaço que fazem de camping para essa época do ano para suprir a demanda e fomos pro Esperance Overflow ($30 pra 2 pessoas + $5 por pessoa extra).

Depois de quase 8 horas de estrada estávamos cansados e foi bem difícil montar a barraca por conta do vento absurdo que tava. No fim deu tudo certo, fizemos um jantar ali na cozinha do camping e fomos dormir.
DIA 2: Esperance 130km
Acordamos cedo e no site falava que o fogo tinha sido controlado mas ainda tinha fumaça porém não dizia que o parque Cape Le Grand estava fechado então seguimos meia horinha até lá pra dar de cara com a placa de que seguia fechado sem previsão de abertura. Okay, Lucky Bay teria que ficar para uma próxima vez.
Fomos então curtir as praias de Esperance mas antes paramos no mirante. O dia estava lindo, um sol de rachar. Por lá existe uma volta que dá para ver as praias (uns 35km) chamado Great Ocean Drive e paramos primeiro na West Beach para admirar e em seguida na Twilight Beach aonde passamos a manhã.


A cor do mar é indescritível, não tem foto que consiga demonstrar essa beleza, só indo lá pessoalmente e nadando nessa gigante piscina. Eu e o Vini decidimos subir na pedra que fica no meio do mar para ter uma vista ainda mais incrível da praia e lógico que no fim pulamos lá de cima.




A fome bateu e fomos no Foreshore (como se fosse a Av da Praia rs) fazer um hambúrguer já que lá tem churrasqueiras. Descansamos um pouco e fomos no Observatory Point – é impressionante os tons de azul desse lugar.



Pegamos um fim de tarde na Salmon Bay, nadamos mais um pouco, andamos pelas pedras e decidimos dormir em Esperance mais uma noite naquele mesmo camping ($40). Montamos a barraca – dessa vez com menos vento e a noite fomos dar uma voltinha na cidade e comemos uma pizza enorme e gostosa na Ricardo´s Pizzeria ($50) – estava lotada.

DIA 3: Esperance – Bremer Bay 400km
De manhã abastecemos ($20), fomos no supermercado comprar mais umas coisinhas ($47) e gelo ($8) – sim todo dia tem a função de comprar um ou dois sacos de gelo para manter a comida geladinha – e as bebidas também né?! hehe
No caminho para Bremer Bay paramos para abastecer de novo ($24) – sempre bom andar com o tanque cheio – e aproveitamos para passar numa lojinha fofa de doces em Ravensthorpe, nos sentimos crianças de novo.

Primeira parada foi na Short Beach e fiquei impressionada mais uma vez com a cor do mar, azul, cristalino, azul escuro, turquesa. Como tinha uma parte coberta, decidimos fazer o almoço por ali antes de seguir para a Main Beach.


A Bremer Beach é super extensa e parece um lago de tão calmo que é o mar. Tinha um pessoal de 4×4 pela praia, super legal. Estava ventando muito e acabamos não entrando na água e demos uma volta pelas pedras para ver o fim de tarde. Por conta do fogo – agora em outro parque – tinha uma camada de fumaça na frente do sol. Por lá também tem churrasqueiras, além de chuveiros e banheiros – toda a estrutura necessária.



Escolhemos a Little Harbour Beach para dormir e foi a melhor decisão. Ficamos na parte do mirante já que tinham algumas motorhomes lá – inclusive de uma das minhas clientes que eu havia montado o roteiro. Mundo pequeno. Ficamos jogando e bebendo e a noite o céu estava maravilhoso de estrelado e deu para ver a Via Láctea – surreal.
DIA 4: Bremer Bay – West Cape Howe 300km
Acordamos cedo como sempre e logo o Ranger (fiscal) da região estava lá mas foi super simpático, só disse que não podia acampar ali mas que não nos multaria. Como sempre digo, o importante é deixar sempre tudo limpo e organizado, levar seu lixo embora que fica tudo bem. 5 anos de Austrália e nunca tive problema.
Fomos até a Bremer Beach para tomar café e usar o banheiro já que aonde estávamos era banheiro de fossa (sim, várias praias mais isoladas aqui são assim) e voltamos para Little Harbour para nadar pois achamos mais bonita que a Bremer Beach.

Ficamos um pouco por lá e seguimos até Two Peoples Bay ($15 por carro) na Main Beach aonde tem churrasqueira, banheiro, chuveiros – mesma estrutura boa que em Bremer Bay. Fomos primeiro para Little Beach – outra praia surreal de linda aonde nadamos e curtimos – único ruim eram as moscas.
No meio da tarde voltamos para a Main Beach, fizemos um cachorro quente por ali, ficamos um pouco na praia, banho (gelado lógico) e seguimos para Albany.


Chegando em Albany, abastecemos ($55) e o tempo fechou, deu uma esfriadinha e fomos até o The Gap um lugar sensacional que recomendo todo mundo ir. É uma plataforma que fizeram em cima de uma parte que o mar bate nas pedras – super alto e dá até medo da força do mar ali. Não tirei nem foto com medo de derrubar o celular por conta do vento e da força do mar. Do lado tem a Natural Bridge também que como o nome já diz é uma ponte feita naturalmente por pedras no local. Seguimos até o Blowhole – uma caminhadinha de uns 10 minutos do estacionamento. Fico impressionada em lugares como esse com a imensidão do mar.





Resolvemos jantar por lá antes de seguir viagem. Minha cunhada comeu um noodles e os meninos tubarão com batata frita no Albany Fish and Chips. Eu não estava com fome e só dei uma beliscada hehe.
Em uma outra ida a Esperance fui parar sem querer no West Cape Howe na praia de Shelly Beach e decidi voltar lá para acampar. É uma estradinha de terra bem ruim para quem não tem 4×4 mas vale a pena a ida. A praia estava lotada de barracas e campervans e o céu lindo demais.

DIA 5: West Cape Howe – Perth 470km
Acordamos, desmontamos acampamento, paramos no mirante de Shelly Beach e fomos tomar um cafezão da manhã ($116) em Denmark já que tinha amanhecido nublado. Escolhemos o Mrs Jones Cafe e super recomendo – melhor Eggs Benedict que comi por aqui com direito a suco natural.


Fomos até Green Pools e Elephant Rocks e estava ventando bastante. Ficamos por ali curtindo o visual até que o sol saiu – esse lugar é lindo demais. De lá acabamos encurtando a viagem e voltamos para Perth. Amei ter ido no verão para as praias mais lindas da Austrália e ter tido a oportunidade de nadar nesse mar maravilhoso.
No total investimos $682 para 4 pessoas para 5 dias e rodamos uma média de 2013km. Lembrando que o valor é apenas uma idéia para se basearem pois sempre dá para economizar mais não jantando fora por exemplo.
Camping: $80
Gasolina: $246
Supermercado: $93
Gelo: $26
Bebida: $16
Comida em restaurante: $206
Entrada parque: $15