Ho Chi Minh City e Mekong Delta – Vietnã

Foram 8 horas de viagem de Da Lat para Ho Chi Minh City e infelizmente eles só tinham ônibus durante o dia mas pelo menos era no estilo sleeper bus. Foi bem bonita a paisagem. Cheguei em Ho Chi Minh City (ou ainda conhecida como Saigon – antigo nome da cidade) já a noite e fui caminhando para o hotel.

Fiz check in no Nguyet Van Hotel  – super estranho, não recomendo – e fui dar uma volta na Backpackers Area que ficava 10 minutos caminhando do meu hotel. Confesso que depois de quase duas semanas de viagem, nunca fiquei tão feliz em ver uma Pizza Hut! Essa é a cidade  mais “desenvolvida” do Vietnã e a primeira que vi que tem prédios, supermercado, redes de fast food e consequentemente pessoas mais gordinhas.  Jantei na Pizza Hut e depois fui tomar um suco no The View Restaurant. A bebida é bem mais cara que o padrão mas você paga pela vista que tem, super legal. Achei uma agência na rua principal que fazia tours para Mekong Delta e já reservei na hora por 190mil VND – algo em torno de 12 dólares australianos por pessoa.

No dia seguinte acordei e fui conhecer a cidade. Passei pelo Mariamman Hindu Temple, super cheio de detalhes, bem bonito. De lá fui para o Reunification Palace (15mil VND)e achei super interessante a parte do esconderijo aonde o Presidente Van Thieu ficou durante a guerra. Outra parte que gostei foi a sala de jogos, com mesa de sinuca e o cinema com paredes que isolam o som.

IMG_3868
Mariamman Hindu Temple
IMG_3870
Reunification Palace
IMG_3926
Sala de jogos
IMG_3893
Esconderijo

Saí de lá para o lado errado e passei em frente a Notre Dame Cathedral e o Post Office da cidade. Lá dentro do correio tem uma enorme foto do Ho Chi Minh além das antigas cabines telefônicas, uma volta a tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Post Office
pb220937.jpg
Notre Dame Cathedral

Estava um calor absurdo e entrei no primeiro lugar com arcondicionado que vim. Lá tinha um tal Popeye´s Burger, comi um de frango e Dunkin Donuts também. Confesso que o calor era tanto que fiquei mais de 1 hora lá dentro, esperando a temperatura baixar. No fim foi uma ótima decisão pois o museu que íamos em seguida, War Remnants Museum (15mil VND), fecha para o almoço.

PB220943.JPG
Alegria em forma de donuts

Cheguei lá e esperei mais uns 5 minutos para abrir. Se preparem! Esse foi um dos – se não o mais – fortes museus de guerra que fui na minha vida. Sai de lá arrasada e chorando, é bem impressionante ler e ver sobre o Agent Orange, não gosto nem de lembrar. Coloque no Google que vocês já terão uma idéia do que eu estou falando. Mesmo ficando triste, valeu muito a pena ter ido e se você, como eu, gosta de história não deixe de ir. Fiquei horas lá dentro.

IMG_3945
War Remnants Museum

IMG_3971

Quando saí estava chovendo e fui até a Town Hall, super bonita e na frente tem uma estátua de Ho Chi Minh também. Corri dali para um lugar fechado quando a chuva apertou.

IMG_3980
Ho Chi Minh
IMG_3978
Town Hall e flor de lótus

Parei no Ben Thanh Market, o melhor lugar para comprar roupas, lembrancinhas e o que mais imaginar por lá. Preço super barato e várias coisas de qualidade.

PB220958.JPG
Ben Thanh Market

Jantei no Huong Vy Restaurant lá na Backpackers area – melhor lugar da cidade para ficar, tem tudo por perto. Comida boa e barata. Na volta troquei dólares australianos por dólares americanos para pagar o visto para o Camboja. No caminho para o hotel encontrei um casal – Elissa e Matthew – que conheci em Hoi An enquanto esperávamos o ônibus para Da Lat, muita coincidência.

No dia seguinte, acordei cedo e fui com o tour para Mekong Delta. Parei na cidade de My Tho para ver o Vinh Trang Temple primeiro, muito lindo com umas estátuas brancas enormes de Buda. 10 minutos depois estava no Mekong Delta.

IMG_3987
Vinh Trang Temple

IMG_4007

Peguei um barco para atravessar o rio e cheguei em uma das ilhas. Lá teve degustação de produtos locais como um chá delicioso com mel, limão e mais alguma coisa que não me lembro. Também segurei uma Phyton – acho judiação com o bicho, prefiro eles soltos e bem longe de mim de preferência mas mesmo assim pela primeira vez tive coragem de segurar.

IMG_4009
Mekong Delta
IMG_4011
Chá e doces locais
v.jpg
Aquele sorriso de medo

Depois peguei uma canoa até uma outra ilha, daquelas que os vietnamitas usam há anos, com remos mesmo, sem motor. Chegando lá tinha uma banda cantando músicas típicas e fui visitar a Coconut Candy Farm. Comi um doce igualzinho o nosso beijinho só que com amendoim junto, até a forma de fazer é igual porém com leite e fervendo por muito mais tempo. Comprei um pacote deles para levar pra viagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Super tradicional
IMG_4032
Coconut Candy Farm

Outro barco para outra ilha e lá almocei. Visitei a Crocodile Farm e descansei por ali até a hora de voltar para Ho Chi Minh City. A experiência foi válida por conhecer de perto mais da cultura local e principalmente por ajudá-los – todo mundo comprou algo. Nessa região, eles vivem com menos de 50 dólares por mês!

PB230990.JPG
Crocodile Farm

Assim que cheguei, fui buscar as roupas que tinha deixado para lavar e acredita que algumas estavam manchadas?! Sorte que eu decidi conferir por algum motivo. Eles me devolveram o dinheiro mas mesmo assim saí no prejuízo. Voltei no Ben Tahnh Market para comprar mais umas coisas e fui encontrar o casal para jantar.

Comemos novamente no Huong Vy e ficamos lá conversando e bebendo. Eles estavam com mais dois amigos, um deles indo embora no dia seguinte e a Clarissa que iria continuar viagem com eles. Por coincidência eles iriam todos para o Camboja assim como eu.

Dia seguinte de manhã foi a hora de dar tchau para o Vietnã, esse país incrível que eu adorei. Culinária maravilhosa, muita cultura e lugares curiosos e diferentes. Quando estava embarcando para o Vietnã no aeroporto, a compania aérea disse que eu tinha que ter a passagem de saída do país (mas nem me pediram nada) então acabei comprando online pela Mekong Delta Express e pagando mais caro por uma péssima compania! Na próxima postagem conto mais sobre cruzar a fronteira.

PB220944.JPG
Bye bye Vietnam!

 

 

 

 

Um comentário sobre “Ho Chi Minh City e Mekong Delta – Vietnã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s