Hoi An – Vietnã

Definitivamente minha cidade favorita no Vietnã!

Chegamos super cansados da viagem de 4hs de Hue sem arcondicionado e desde o início já adorei a minha escolha de hotel pois nos buscaram aonde o ônibus nos deixa sem nenhuma taxa adicional. Chegando no Sunflower Hotel, fizemos o check-in e fomos caminhando para a Old Town, cerca de uns 15 minutos. A cidade é um charme, completamente diferente de qualquer outra cidade que conheci no Vietnã, um pouco mais organizada digamos. Por esse centrinho só pode andar a pé ou de bike, uma maravilha.

Almoçamos no caminho para Old Town no Mermaid Restaurant, simplesmente espetacular! A comida estava maravilhosa e provei o White Rose (uma massa bem fininha recheada de camarão moído) e uma das diversas saladas lá. Não só a comida era ótima como a história do restaurante também. A dona começou com uma barraquinha no mercado e foi expandindo e então abriu-se o primeiro restaurante da cidade. Lá também eles fazem algumas comidas ocidentais, que foram os próprios europeus que frequentavam o restaurante que a ensinaram a fazer, achei super interessante. Não é o restaurante mais barato da cidade, mas vale a pena cada centavo.

pb160614.jpg
Mermaid Restaurant
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Squid filled with mince pork
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
White Rose

Compramos um bilhete que dá direito a visitar cinco lugares na cidade que para ser sincera, dá para curtir tudo sem necessariamente entrar nesse lugares, mas como era baratinho nem nos importamos. Primeira parada foi na Tan Ky House, uma casa que foi construída há mais de dois séculos e tem sido mantida pela mesma família há 7 gerações. Mistura de cultura oriental com ocidental.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Tan Ky House

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De lá atravessamos a Japanese Bridge com o segundo ticket (a noite é de graça), um charme aquele bairro. Diversas lojas de artesanato e muitas delas com os artesãos fazendo tudo ali na hora para você ver, achei lindo!

IMG_3624
Japanese Bridge
IMG_3644
Bairro com lojas de artesanatos
IMG_3646
Tudo feito ali na hora

No caminho passamos por vários templos pequenos, super bonitinhos também. Lá é possível ver que a cultura chinesa ainda foi mantida, já que o Vietnã foi colonizado pelos chineses. Todos os templos que vi eram com escritas chinesas.

IMG_3612.JPG
Dentro de um dos templos – dragões

O mercado de peixe e alimentos em geral também é uma loucura! Fica na beira do rio e tem bastante coisa, exposta no chão mesmo, com aquelas mulheres com os chapéus típicos vietnamitas. E o mais legal é que isso é real, não é “coisa pra gringo ver”, eles ainda usam em todos os lugares! O Vietnã foi o lugar que comi as mais doces frutas e legumes da minha vida, muito cheios de sabor.

IMG_3697
Muita cultura e tradição
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Frutas e legumes

Voltamos pro hotel para descansar um pouco e a noite fomos tirar umas fotos, fiquei apaixonada pelas lanternas da cidade, estão por todos os cantos e dão um ar todo colorido. Atravessando a Cau An Hoi Bridge fica a parte mais legal para se curtir a noite, diversos barzinhos que te oferecem entrada free e mais um coquetel ou algo do tipo. Os lugares estavam super cheios mas só tomamos um Milkshake – de Nutella – no Enjoy Restaurant e fomos passear na feirinha de artesanatos que abre a noite. De novo, fiquei encantada com essa cidade e seu charme.

IMG_3652
Cau An Hoi Bridge ao fundo
pb170665.jpg
Milkshake de Nutella
IMG_3660
Japanese Bridge a noite
IMG_3670
Lanternas na feirinha de artesanato

No dia seguinte acordamos tarde e não sabia que o café da manhã estava incluso, é tanto hotel, reserva e informação que não me dei conta. Saímos para comer e fomos em um lugar que tínhamos passado em frente e visto lotado Banh Mi Phuong. Super gostoso – mas ainda prefiro o de Hanoi. Descobri depois que eles aparecem no filme No Reservations, por isso também que deve ser popular na cidade.

PB170670.JPG
Banh Mi Phuong

Para usar nosso terceiro bilhete, entramos no Fujian Assembly Hall, super bonito também. O mais curioso é que eles tem um costume – herdado dos chineses- de quando a mulher tem bebê, ela tem que visitar um desses templos e colocar o nome que ela gostaria de dar pro filho num pote com água para que as três deusas decidam se esse será o nome mesmo. Se o papel abrir, ótimo, elas concordaram, se abrir um pouco ou nada, quer dizer que não foi uma decisão unânime e você precisa voltar lá com outro nome. Ouvi relatos de pessoas que foram mais de dez vezes até acertar o nome. Cada povo com sua cultura!

IMG_3683
Deusas
IMG_3676
Fujian Assembly Hall

Voltamos para o hotel para alugar uma scooter, levar roupa pra lavar (tudo ali na frente do hotel) e aproveitamos para fazer umas roupas também. O Vietnã em geral é famoso pela alfaiataria e Hoi An em especial é a cidade principal para mandar fazer a roupa dos sonhos. Eles tem diversos modelos ou você pode apenas mostrar uma foto que eles fazem igual. Eu tentei criar um vestido e não ficou muito legal, mas o que eu tinha o modelo pronto, ficou lindo! Se você – diferente de mim – tem mais noção de tecido, moda e etc, vale super a pena ter uma peça totalmente customizada e bem mais em conta do que em outros países.

Lembrei que tínhamos que compras as passagens para a nossa próxima parada – Da Lat – e como já tinha aprendido a lição, fomos direto no escritório da Sinh Tourist. Super rápido, mais barato e também nos buscam no hotel. De lá voltamos para o hotel pois aquele casal que conhecemos em Halong Bay – lembram? – Jodie e Kai vieram nos encontrar aqui. Assim que eles chegaram fomos para a praia pois estava o maior calor. Cua Dai Beach não é nada bonita, super simples mas deu para se refrescar. Tinham diversas pessoas vendendo de tudo que você imagina na praia e acabamos comprando algumas coisas para ajudar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Cua Dai Beach

A noite levamos eles para experimentar a comida maravilhosa do Mermaid Restaurant mas como era hora do jantar estava uma fila imensa. Compramos uma cerveja e ficamos bebendo ali na frente enquanto não tinha mesa. Eles também adoraram! Depois do jantar fomos dar uma volta e uma das coisas irritantes por lá é que qualquer espacinho que você pare para deixar a scooter, aparece alguém cobrando sem na verdade ser estacionamento. Aproveitamos uma hora que a mulher da barraquinha não estava mais olhando e deixamos 5 metros mais pra frente, de graça, simples assim.

Caminhamos até o Infinity Bar, naquela rua que eu comentei que é cheia de barzinhos e ganhamos um coquetel cada de início. Jogamos de novo King e outros jogos de beber e para fechar a noite, já meio bêbados, Beer Pong – foi difícil! Hahaha!

received_1043162655736483.jpeg
Beer Pong

No dia seguinte acordamos bem cedo e fomos de scooter para My Son Sanctuary – e dessa vez tomei o melhor café da manhã da viagem, o hotel tem um mega buffet com direito a tudo inclusive panquecas, um paraíso! A Jodie não estava se sentindo muito bem então fomos nós três. Foi super divertida a viagem de uma hora de scooter, diversos búfalos nas plantações, flor de lótus por todos os cantos e uma estrada até tranquila se comparado com o que já tinha visto antes.

IMG_3709
My Son Sanctuary
img_3730.jpg
Ruínas

O santuário é bonito mas são na verdade ruínas dele pois foi destruído por bombas na época da guerra e bombardeio dos EUA no Vietnã. Hoje esse antigo templo é Patrimônio Cultural da Unesco. Depois de termos visto as ruínas, assistimos a um show super lindo lá mesmo, com um grupo representando os deuses do hinduísmo.

IMG_3738
Espetáculo

Voltamos para o hotel e passamos o resto da tarde na piscina do hotel, uma delícia, mas não sem antes comprar mais uns Banh Mi para levar para a viagem. Ficamos lá curtindo até a hora que nosso ônibus chegou para nos buscar e lá fomos nós para a viagem mais longa Hue – Da Lat com parada em Nha Trang para trocar de ônibus. Amei Hoi An e adorei ter reencontrado esse casal super gente boa!!

PB180735.JPG
Jodie, Kai

 

Um comentário em “Hoi An – Vietnã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s