Hue – Vietnã

Pegamos o sleeper bus de Hanoi para Hue e confesso que fiquei super apreensiva de como seria, afinal o Vietnã é uma loucura, um país super simples e para a minha surpresa eu simplesmente amei o ônibus! As poltronas são quase como camas, dá para esticar a perna e ir deitado ou sentado. São diversos “beliches” no ônibus, tem wi-fi (apesar de funcionar muitoooo mal) e eles dão uma garrafinha de água para a viagem. Eu dormi a viagem inteira, foi ótimo. A compania que escolhemos dentre as diversas que existem foi a Sinh Tourist, eles buscam no hotel e são bem confiáveis. Eles fazem algumas paradas no caminho para banheiro (leve sempre seu papel higiênico) e para quem quiser comer, eu preferi levar meus lanchinhos. Uma curiosidade é que nenhum lugar do Vietnã tem supermercado (pelo menos eu não vi) são somente vendas pequenas, porém tem a bolacha Oreo em todo canto para a minha alegria haha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Garrafa d´água e espaço para as pernas
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Cama de cima
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Dentro do sleeper bus

Chegamos em Hue depois de 7 horas de viagem e havia salvo no mapa aonde era o Hue Boutique Hotel porém estava errado. A rua estava certa porém marcava o lado oposto e sem saber caminhamos na direção errada com o mochilão e um calor de 35 graus. Chegando aonde seria o hotel perguntei em volta e nos disseram que era no fim da rua, acabamos pegando um táxi pois seria mais meia hora caminhando. Chegando lá nosso quarto ainda não estava pronto mas deixamos as malas e já alugamos uma scooter (100.000 VND) na recepção mesmo.

Primeira parada foi a Imperial City (150.000VND) e estava um calor imensurável! Estacionamos a scooter lá perto e sempre aparece alguém para cobrar pelo espaço, aceitamos pagar dessa vez mas negociamos. Andamos bastante lá dentro mas como é muito grande é mais interessante contratar um guia como vimos que algumas pessoas fizeram. A gente estava sozinho e tentou ver o máximo possível mas chegou uma hora que estávamos andando em círculo haha.

IMG_3463
Me sentindo importante
IMG_3478
Detalhes por todos os cantos
IMG_3448
Imperial City

 

Saímos de lá e fomos meio sem rumo para uma região que parecia interessante. Nos perdemos várias vezes e foi super divertido. Um casal nos parou para pedir informação enquanto tentávamos descobrir aonde estávamos no mapa e acabou nos recomendando um parque aquático abandonado para ir mas ele não sabia explicar aonde era.

Pelo nosso caminho passamos pela Chua Tu Dam pagoda, Dan Nam Giao e o Standing Buddha. Por acaso vi uma placa para um templo chamado Chua Thien Lam, bem no meio do nada mesmo.

IMG_3509
Standing Buddha
IMG_3499
Chua Tu Dam Pagoda
IMG_3504
Dan Nam Giao

A parte da frente estava em reforma e os locais nos olhavam bem surpresos de ver pessoas de fora naquele local. Fui entrando devagar e admirando o lugar que é cercado de árvores, lá também fica um enorme cemitério. Aquele lugar simplesmente me conquistou, tinha uma energia diferente, de paz, de calmaria. Eu adoro ir em lugares desconhecidos! Acho que nunca tinha sentido essa energia antes em nenhum outro templo, até porque os principais e famosos são sepre tão lotados de pessoas que querem apenas fotografar e ir embora que o lugar se torna uma bagunça e barulhento. Confesso que lágrimas escorreram dos meus olhos quando vi as estátuas de Buda. Quando já estávamos saindo do templo vimos algumas crianças monge queimando uns papéis – parte de uma tradição vietnamita – e pedi para tirar uma foto, eles adoraram e nos fizeram mil perguntas. Foi super mágico!

IMG_3521
Chua Thien Lam
IMG_3522
Emocionada
IMG_3529
Chua Thien Lam
IMG_3526
Fumaça ao fundo e as crianças

Decidimos ir procurar o parque aquático abandonado e foi então que vi uma lan house por acaso e parei para procurar na net alguma informação. Quando abri a porta, vi que tinha apenas adolescentes jogando e fumando naquele ambiente fechado, estranha sensação. Tentei pedi para usar a internet e ele acabou me passando de graça a senha do wi fi e achei o Ho Thuy Tien.

Antes de chegar no parque, o Luiz parou numa barraquinha que vimos para comer. Aqui é assim, dá para confiar se tiver cheio – principalmente de local. Chegamos no parque e ele fica na beira de um lago. Não entendi porque faliu pois ele parecia bem legal e hoje as pessoas vão lá para fotografar. Não sei o quão seguro ele é, mas entramos assim mesmo.

IMG_3553
Parque aquático
IMG_3569
Fim de tarde

Vimos o sol se pôr e voltamos para o hotel. A noite fomos comer, novamente sem destino, vi um lugarzinho que parecia legal e foi lá mesmo que jantamos bem por 20.000 VND nós dois, isso mesmo! Sentamos e não pedimos nada, a moça veio trazendo sem fim algo como panquecas feitas ali na hora. Nós mesmos colocavamos os recheios e esse lugar vale também para quem é vegetariano. Chama Banh Ep se não me engano.

pb150604.jpg
Restaurante rs
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Tipo uma panqueca com legumes
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Feita na hora – e na rua

Demos mais uma volta, adoro fotografar a noite também. A Truong Tien Bridge é linda a noite, toda iluminada e colorida e no Rio Huong ficam vários barcos para passeio que completaram o cenário.

IMG_3590
Imperial City a noite
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Rolê de scooter
kkkkkkkk.jpg
Truong Tien Bridge

Voltamos para o hotel para dormir e infelizmente a experiência foi bem ruim. Um cheio de mofo absurdo, curto circuito no banheiro (água pingava do banheiro de cima em cima dos fios do chuveiro) e arcondicionado quebrado! Os recepcionistas foram super fofos, buscaram um ventilador mas o hotel estava lotado e já era tarde e não dava para fazer mais nada. Acabamos “dormindo” por lá mesmo, morrendo de medo e calor. O café da manhã no dia seguinte compensou o sufoco e nos cobraram apenas $4 a diária para nós dois. Inicialmente tinha reservado duas noites em Hue mas quando chegavamos vi que não tinha muito para ver e fazer na cidade então mudei para uma noite, o que foi mais do que suficiente. A única coisa que queria ter visto mas fiquei sabendo só de manhã da existência eram os diversos túmulos da cidade – em especial o Khai Dinh. Ou seja, eu recomendaria 1 dia e meio por lá.

Compramos a passagem de ônibus para Hoi An na recepção e foi outra decepção. O ônibus não tinha arcondicionado, era super velho e foram 4 horas assim. Daí para frente aprendi e comprei apenas da Sinh Tourist e direto na empresa.

 

Um comentário em “Hue – Vietnã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s