Fechei um pacote direto na recepção do nosso hotel e a compania nos pegou bem cedo para ir de Hanoi a Halong Bay. Se olharem no mapa verão que é a distância entre as duas cidades é cerca de 170km porém na maioria das estradas os motoristas dirigem a 60 km por hora, o que faz a viagem levar cerca de 4 horas.

O barco que escolhi foi o Swan Cruise por dois dias e uma noite e super recomendo. Não foi um passeio muito barato mas quando fui escolher a recepcionista me deu três opções e a intermediária não estava disponível para o dia que queria, então tive que ficar com a opção mais cara – cerca de $150 por pessoa. Não escolham a mais barata, já ouvi várias histórias de barcos com ratos, baratas, comida ruim e até naufrágio – nem tudo dá para economizar ao máximo.

Cheguei no Hong Cai Pier e de lá peguei um barquinho pequeno para o Swan. Já era hora do almoço e foi de longe uma das melhores refeições que fiz na vida, acredito que a diferença no preço influencia na comida também. Conhecemos um casal de ingleses super gente boa – Kai e Jodie – e sentamos com eles para almoçar.


Assim que a comida baixou fomos andar de caiaque pelas Dark and Light Tunnels, uma paz inigualável! No caminho vimos alguns macaquinhos – super raro e o Cat Ba National Park é incrível! O barco tinha até wifi mas nem precisa pois estava em outra conexão – a com a natureza.



Enquanto o barco navegava para aonde ficaríamos a noite, tomamos banho e fomos jantar. Achei que não tinha como mas a comida foi ainda melhor que o almoço, uma mistura de sabores, frutos do mar divididos em diversas pequenas porções – foram 9 se não me engano. Depois do jantar ficamos bebendo e trocando idéia e o Kai nos ensinou um jogo super divertido: Kings! Cada carta do baralho representa algo que tem que fazer, resumindo, rápido e divertido e fica bêbado rapidinho haha.

Esqueci de falar que no barco que ficamos eles vendiam bebida porém enquanto estávamos no deck passou uma mulher numa canoa vendendo cerveja, vodka, chocolates e etc por menos de metade do preço. Foi o que fez nossa noite haha. Fiquem de olho em volta que elas sempre aparecem. E antes do jantar tentamos pescar lula com uma varinha, impossível!
No dia seguinte de manhã estava meio nublado e não deu para ver o sol nascer que deve ser lindo no meio daquelas pedras e mar verde cristalino. Tomamos café da manhã e fomos para a Sung Sot Cave. Bonita mas nada impressionante. Gostei bastante da vista do topo da caverna na verdade.


Voltamos para o barco e teve uma demonstração de como fazer o fresh spring roll, típico vietnamita, além de uma receita muito boa de camarão cozido na vodka. Arrumamos as coisas e voltamos para o píer e de volta para Hanoi.


A estrada é uma loucura, ultrapassagens absurdas, muita buzina, se acostumem pois é assim no Vietnã inteiro. Chegamos as 5 da tarde em Hanoi e compramos o melhor Banh Mi do universo para levar para a viagem para Hue: Banh Mi 25 – recomendação do Kai e da Jodie! Banh Mi é um tipo uma baguete com cenoura, pepino, presunto, pimenta do reino ou outros recheios. E se você olha o lugar não dá nada, mas super limpinho, barato e excelente.

Falando novamente de Halong Bay, achei o passeio legal mas não sei se vale tanto a pena pelo preço, talvez se você estiver bem no budget não compense. Tem alguns barcos que são boat party, rola festa a noite e tal, então dá para agradar a todos pois tem muitas opções. Além da opção de barco tem a opção de dias, eu particularmente acho que se for fazer o passeio, 2 dias e 1 noite como fiz são mais do que suficientes! Por lá o tempo é sempre mais friozinho e raro estar ensolarado, então se programe e boa viagem!
Um comentário em “Halong Bay – Vietnã”