Belgrado – Sérvia

Nunca tinha me passado pela cabeça conhecer a Sérvia, mal sabia sobre esse país incrível. A minha intenção era ir somente para a Turquia mas buscando as passagens mais em contas possíveis achei uma pela Air Serbia que fazia conexão de 2 dias lá – um na ida e um na volta – e pensei porque não?! Melhor decisão que tomei!

Chegamos lá por volta das 4 da tarde e decidimos pegar o ônibus até o Arkabarka Hostel, o trajeto demorou 40 minutos e a passagem compramos na hora com o motorista. Chegando no barco hostel recebemos um drink de boas vidas, um mapa e partimos direto para o centro. O sistema de ônibus deles é meio doido pois tentamos comprar outro ticket e o motorista disse que não tinha troco e nos deixou entrar apenas mostrando o do ônibus anterior, fiquei sem entender nada.

Chegamos no centro já por volta das 6 da tarde e a cidade estava lotada de gente, um pessoal jovem e bonito, uma atmosfera muito boa. Caminhamos da estação central até a Republic Square e decidimos ir ver a principal catedral da cidade: St Sava´s Cathedral no mapa parecia longe então pegamos outro ônibus e novamente não tivemos que pagar. Ficamos atentos para ver qual era o ponto que tínhamos que descer e perguntamos para a mulher que estava checando os tickets. Ela começou a explicar mas um rapaz chamado Aleksandro a interrompeu e disse que iria descer no ponto da catedral e poderia nos levar até lá. No restante do caminho recebemos uma verdadeira aula de história contada por ninguém menos que um local, muito bacana essa experiência.

Republic Square
St Sava´s Cathedral

Quando descemos do ônibus ele nos mostrou a catedral e perguntou se estávamos com fome, e estávamos. Ele comentou que umas 4 quadras pra baixo tinha um restaurante servo bem rústico mas muito caro que valia a pena a visita caso estivéssemos dispostos a gastar um pouco mais. Resolvi perguntar o que seria “muito caro” quando ele mencionou que o salário mínimo na Sérvia é de 200 euros se convertido da moeda local (Serbian dinars) e ainda bem que o fiz: um jantar lá sai por volta de 10 euros por pessoa. Ele seguiu seu caminho e nos ficamos namorando a catedral recém restaurada quando a fome bateu mais alto e decidimos arriscar.

Descemos três, quatro, cinco quadras por uma ruazinha residencial, vazia e começamos a achar que tinha algo estranho. Decidimos descer “só mais uma quadra” e lá estava o restaurante: Mala Fabrika Ukusa. Pedimos o prato recomendado pelo Aleksandro – churrasco sérvio e uma massa caseira com salmão. Só tenho uma coisa a dizer: espetacular! Um dos melhores restaurantes que fui na minha vida, a comida estava divina e me saliva só de lembrar o gosto enquanto escrevo. Tomamos uma Hakije que é a bebida local de lá, extremamente forte mas muito boa também. Na hora da sobremesa pedimos um mousse de chocolate e caramelo que tinha toda uma apresentação em volta com gelo líquido.

Melhor pasta
Churrasco Sérvio

Enquanto esperávamos para voltar ao hostel vi um ônibus escrito Neimar na frente, não é que aqui tem um bairro com esse nome?! Hehehe. Enfim, foi chegar no hostel e dormir pois no dia seguinte era hora de partir para a Turquia.

Ônibus para Neimar
Vista do hostel
 

Acordamos cedo no dia seguinte e estava uma chuva sem igual, o hostel é na verdade um barco adaptado super confortável. Decidimos ficar na cama até a hora do nosso vôo para Istambul, ficaríamos lá 5 dias e depois voltaríamos mais um dia para Sérvia então dava para deixar para depois a parte turística.

Passados os 5 dias na Turquia (viagem que vai render 2 postagens pois foram duas cidades incríveis: Istambul e Pamukkale) voltamos para Belgrade para mais uma noite e dessa vez trouxemos uma americana Amy que conhecemos em Istambul conosco. De tanto que falamos do restaurante e da atmosfera da cidade ela se animou em vir conhecer.

Dessa vez como estávamos em 3 e tínhamos só mais um dia para conhecer a cidade optamos por pegar um táxi, 20 minutos e estávamos no hostel. Deixamos a mala correndo e pegamos um ônibus para o centro, até dá para ir a pé, deve ser uns bons 40 minutos de caminhada mas estávamos com pouco tempo para isso. O dia estava maravilhoso, um sol de rachar, calorzinho gostoso. Descemos na ponte perto da estação principal e fomos caminhando em direção a Fortaleza. No caminho passamos pela St Nichola´s Church, muito bonita por dentro e por fora e pela Residence of Princess Ljubica, esbarramos também em bastante arte de rua que eu adoro. Achei a cidade super alto astral, um pessoal jovem, bonito, sorridente e todo mundo fala inglês.

Residence of Princess Ljubica
Street art
St Nichola´s Church

Caminhamos por toda a fortaleza e pudemos ver parte do pôr do sol. Achei muito interessante ver os locais usando o que seria um ponto turístico como local de encontro deles pois a maioria que vi era morador tomando uma cerveja ou em rodinhas de amigos aproveitando o sol.

Lá no fundo do lado esquerdo fica o hostel
Fortaleza
Bandeira da Sérvia

Saímos da fortaleza por uma rua principal e fomos parar na Republic Square e de lá descemos sentido a St Sava´s Cathedral novamente para mostrar para a Amy e lógico ir jantar mais uma vez no maravilhoso restaurante.

 

O caminho a pé foi muito bonito pois como estava no fim do dia as luzes dos prédios estavam se acendendo. Passamos pelo Hotel Moscow, National Assembly, City Assembly, St Mark´s Church até chegar ao nosso destino final.

National Assembly
City Assembly
St Mark´s Church

A Amy adorou a comida e nós adoramos poder voltar no restaurante. Depois de muito comer, voltamos para o hostel e só acordamos na hora de pegar o vôo para Londres. Definitivamente recomendo visitarem Belgrado na Sérvia, me surpreendeu enormemente.

32° país – Sérvia: CHECK!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s