Sofia e Rila – Bulgária

Hoje vou contar um pouco mais da minha viagem pra Bulgária.

Já de começo foi bem mais difícil planejar essa viagem pois não é um país tão explorado para o turismo como outros que fui mas consegui aproveitar bastante.

Nós embarcamos no dia 17 de Novembro para ficar 2 dias e meio então tivemos que nos programar bem para aproveitar ao máximo.

Oi?

Chegando lá pegamos um táxi do aeroporto até o Hostel Mostel – raramente pego táxi sempre prefiro me aventurar no transporte público, mas lá tudo é tão barato que não resisti 🙂 O hostel é uma portinha escondida mas muito legal, estruturado, café da manhã demais (incluindo waffles, ovos, frutas e tudo mais que se tem direito) e jantar também (uma pasta com molho, simples, mas suficiente). O melhor de tudo é que porque eu trabalho em hostel eles nos ofereceram a estadia como cortesia, perfeito!

Rua do hostel

Deixamos as coisas no hostel e fomos dar uma caminhada pela cidade, explorar e conhecer. Achamos tudo um pouco diferente do que estamos acostumados de arquitetura européia, a começar pela Alexsander Nevsky Cathedral, linda, enorme, imponente. Quando eu estava atravessando a rua pra tirar foto da igreja comecei a ouvir uma música de fundo vindo de um carro… o búlgaro não estava curtindo “Ai se eu te pego” no máximo ?!?! Hahahaa! Enfim…

Hagia Nedelja Church

O cara do hostel tinha comentado que teria um walking tour a tarde então voltamos a tempo de fazê-lo. Eu gosto bastante de walking tours pois eles são passeios feitos a pé por pessoas daquele país, geralmente nascida e criada naquela cidade, uma verdadeira aula de história a céu aberto. Passamos pelos principais pontos da cidade e como no inverno escurece cedo, acabamos a caminhada a noite já. Fomos até um restaurante que o guia tinha indicado mas já estava fechado então jantamos no hostel e aproveitamos para descansar (esses vôos das Ryanair saem sempre as 6 da manhã, então temos que levantar de madrugada).

Alexsander Nevsky Cathedral

Pro dia seguinte, eu tinha falado com uma amiga búlgara Yana Nikolova que nos recomendou ir ver um pouco de natureza e sair da capital, como teríamos somente um dia extra nos informamos no hostel e eles teriam uma excursão para o Mosteiro de Rila 🙂

Rila Monastery

Acordamos cedinho para ir para o passeio e passamos o dia lá no Mosteiro. É um lugar tão pacífico, silencioso, calma, no topo de uma montanha. Visitamos também um lugar que um monge morou por anos e anos sozinho. Antes de voltar pra capital almoçamos por lá em um restaurante típico búlgaro chamado Drushlyavitsa (bem na entrada do mosteiro). Super barato e muito gostoso (principalmente o pão de alho caseiro).

Pão de alho caseiro!

De lá fomos de volta pra Sofia e já estava programado um barzinho pra noite. No caminho de volta comecei a passar mal, frio, frio, frio, e não é que tinha ficado com febre?!?! Marido correu na farmácia pra comprar remédio pra mim e o barzinho estava agora fora do planos. Ficamos vendo filme (com legenda em búlgaro haha) até eu adormecer.

Remédio 😦

Acordei nova e pronta pro café da manhã (hehehe). Nosso vôo era mais pro fim do dia então fomos dar mais uma volta na cidade e ver algo que possa ter faltado. Passando em frente ao parlamento vimos os guardinhas trocando de posição e tive que filmar.

A moeda do país é Lev (£1 = 2.20 Lev) e lá tudo é bem barato, se come bem e é uma enorme aula de história. Diversas nações e religiões convivem harmoniosamente. Quando chegamos estava rolando umas manifestações contra o governo na cidade toda pois lá os políticos (também) são bem corruptos e só pensam nos próprios interesses. Definitivamente quero voltar lá mas para ver mais a natureza do país, dizem que o Mar Negro no verão é lindo 🙂

Bandeira da Bulgaria

 

 
Bulgária: CHECK! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s