Florença – Itália

Florença, Firenze, Florence… uma cidade charmosa e acolhedora que me encantou.

O trajeto de Roma até Florença levou cerca de 3 horas e meia de trem e foi um pouco difícil mas finalmente achamos o Hotel Garden pois saímos pro lado errado da estação. Deixamos as malas e fomos aproveitar para conhecer a cidade já que nessa época do ano escurece mais tarde.

Saímos em direção ao centro beirando o Rio Arno e o dia estava espetacular para caminhar. O cara do hotel nos recomendou de subir até a Piazzale Michelangelo para ver o pôr do sol e esse foi nosso destino final. No caminho passamos pela famosa Ponte Vecchio que até hoje abriga inúmeras lojas como na época que foi construída apesar de hoje ser mais voltada para jóias e souvenirs. Fiquei impressionada com a quantidade de scooters e vespas que tem na cidade, além das bicicletas.

Motocas por todos os lados
Ponte Vecchio ao fundo 
Lojas na Ponte Vecchio

É uma “pequena” subida de uns 20 minutos para se chegar na Piazzale Michelangelo mas posso garantir que vale a pena cada gota de suor, a vista lá de cima é incrível. Sentamos em uma escadaria que estava lotada com um misto de locais e turistas para ouvir uma italiana cantar enquanto o sol se punha atrás dela. Quando finalmente o sol tinha sumido por completo, todos levantaram e aplaudiram esse espetacular espetáculo da natureza. Achei lindo darem valor para isso e mágico também, uma energia super boa!

Lindo pôr do sol
Palazzo Vecchio e Catedral de Florença

 

Vista do topo da Piazzale Michelangelo

O sol se pôs e nós voltamos para o hotel, tínhamos decidido acordar cedo no dia seguinte para fazer um bate-volta em Pisa que fica apenas a 1 hora de Florença.

Depois de passar o dia em Pisa voltamos para Florença e saímos para conhecer a cidade. Pegamos um mapa no hotel mas saímos sem rumo, passando pelas vielas e curtindo a vibe da cidade. Posso dizer que é uma das minhas cidades européias favoritas. Passamos pela Basílica Santa Maria Novella que fica pertinho da estação que leva o mesmo nome e seguimos caminhando até a Florence Cathedral. Que catedral maravilhosa, rica em detalhes e bem diferente de outras igrejas/catedrais que eu já conhecia, muito única.

Florence Cathedral
Detalhes

De lá visitamos o Palazzo Vecchio e todas as obras de arte e esculturas que ficam na Piazza dela Signoria incluindo David passando também pela Basilica of Saint Croce. Cruzamos a Ponte Vecchio para passear pelo outro lado do rio. O mais gostoso dessa viagem foi que a intenção era curtir a cidade e não necessariamente visitar cada ponto turístico e igreja local.

Basilica of St Croce
Estátua de David
Palazzo Vecchio

Acabamos chegando no Pitti Palace que hoje abriga uma galeria de arte assim como diversas outras partes da cidade incluindo a Loggia dei Lanzi que é um verdadeiro museu a céu aberto. Foi em frente ao Palazzo Pitti que tomei o melhor gelato de toda a Itália e consequentemente de toda minha vida. Eu fui feliz na escolha do sabor Nutella, era basicamente como tomar uma Nutella gelada com consistência de sorvete. Em outros lugares que arrisquei o mesmo sabor era basicamente baunilha com partes de Nutella. Na época eu não anotei o nome da sorveteria porque achei que eram “todas iguais” mas graças ao Street View posso revelar o nome dessa espetacular sorveteria: Gelateria Pitti (Piazza de Pitti, 2)! Por favor, qualquer um que for lá visitar a cidade, passe lá e comprove o que estou falando.

Loggia dei Lanzi
IMG_1908.JPG
Palazzo Pitti
IMG_1913.JPG
Tomando o melhor gelato de Nutella

Depois de toda essa peregrinação pela cidade voltamos para o hotel para tomar um banho e sair para jantar. Fomos indicados um lugar para comer a famosa Bisteca Fiorentina chamado Tratoria Dell´Orto e ficava apenas 15 minutos caminhando do hotel. No caminho pudemos mais uma vez ver o sol se pôr, incrível como de qualquer ângulo nessa cidade as fotos ficam incríveis, um verdadeiro cartão postal.

Pôr do sol – Ponte A. Vespucci

Chegamos no restaurante e falamos direto com a proprietária, uma brasileira casada com um italiano há muitos anos, que fomos recomendados pelo dono do hotel. O restaurante é bem aconchegante, a comida excelente mas fiquem atentos pois tem várias “pegadinhas” no menu e o atendimento deixou muito a desejar. A dona é uma grossa e fomos super mal atendidos, mesmo com indicação. Enfim, eu acredito que devam ter outros lugares na cidade com uma excelente bisteca e um ótimo atendimento que valha mais a pena visitar. Da mesma forma que eu recomendo lugares, dou dicas de lugares para evitarem.

Bisteca Fiorentina

Na Itália se come muito bem, eles tem primeiro prato, segundo prato, prato principal e sobremesa, além do pão que é trazido no começo, então não se assuste se o primeiro prato for pequeno, sempre tem mais por vir.

Meu primo piatto

Depois do jantar fomos caminhar mais um pouco e ver a cidade a noite. Acabamos chegando na Piazza della Republica e estava tendo um evento interativo cheio de atividades com o público. Achei muito interessante que mesmo sendo dia de semana a cidade estava lotada – e não só de turistas. Acabamos por coincidência encontrando um amigo que estava morando lá, o Pico e a namorada dele, a Catarina passeando de bicicleta.

Florença a noite
IMG_1979.JPG
Piazza della Republica
IMG_1994.JPG
Pico e Catarina

A última parada antes de voltar para o hotel foi uma recomendada sorveteria chamada Perché no! ali na região central, gostosa mas não superou a minha indicação.

IMG_1999.JPG
Perché no!

Depois de toda essa comilança e caminhada voltamos para o hotel para arrumar as malas já que o trem partiria cedinho para Bologna. Gostei muito mesmo de Florença, é uma cidade que eu moraria, um pessoal animado, uma cidade cheia de jovens e de uma energia contagiante. Vale a visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s