Vrchlabi – República Checa

Com certeza vocês nunca ouviram falar dessa cidade assim como eu nunca tinha. E o porque eu fui lá? Tinha decidido esquiar nessa temporada de inverno e então comecei a procurar um lugar. Já estava nos planos conhecer Praga, então depois de muita pesquisa descobri que a República Checa tem diversas montanhas e estações de ski muito mais baratas que os Alpes Suíços ou Italianos. Foi o suficiente para eu reservar uma pousada no pé da montanha para começar essa aventura.

Peguei um ônibus de Praga para Vrchlabi a noite e durou cerca de 3 horas. A viagem começou e o ônibus parava em cada cidadezinha, pontos de ônibus completamente no meio do nada, escuro e então começou a maior preocupação de todas: como saberia aonde era pra descer?! Tentei perguntar pro motorista mas ele não falava nadinha de inglês, a minha sorte foi ter um passageiro que falava e me ajudou, ele ficou de me avisar aonde descer. 

Roteiro de paradas

Para o meu alívio, era a primeira cidade com uma rodoviária decente e iluminada. Então veio o problema parte dois: como chegar na pousada. Não tinha uma alma viva, já era mais de onze da noite. Por sorte um táxi entrou para manobrar na rodoviária e acabou me levando. Ele estava com o filho no carro fora do horário de expediente e mesmo assim me levou e para minha surpresa eles falavam alemão então pude me comunicar. 

IMG_8313.JPG
Estação de ônibus de Vrchlabí

Cheguei na pousada Privat 246 e a dona me recebeu super bem mesmo sem falar uma palavra em inglês também. Ela estava de saída para o supermecado e me deu uma carona. Compramos algumas coisinhas para comer mas não sabia o que tinha na cozinha para usar e era impossível explicar para a dona. Enfim, chocolate e macarrão com salsicha foi minha refeição da noite. 

Hora do jantar


Acordei cedo, super ansiosa e fiquei feliz ao ver a real distância até a estação de ski, 10 minutos caminhando. Estava nevando bastante, super lindo! Colocamos um casaco de neve que tinha e subi para esquiar. Chegando na estação mais uma vez, ninguém falava inglês e consegui me comunicar em alemão. Muito me surpreendeu que eles falam alemão por aqui, jamais imaginei. Eles me apontaram um lugar que alugava o snowboard, bota, capacete e óculos e lá fui eu. Ops, mas ainda precisava de uma calça porque na primeira queda na neve iria ficar molhada e com frio.



Peguei então um ônibus até o centrinho e achei uma pechincha em uma loja chinesa. Com todo equipamento alugado para dois dias, roupas, só faltava comprar o passe para subir a montanha. Inacreditável o quão barato que é. A estação de ski que estava chama Skiaréal Herlíkovice e tem bastante área para iniciantes como eu.

Centrinho de Vrchlabi 
P1070021.JPG
Estação de ski

Cheguei lá no topo, e agora?! Como faz?! Nunca tinha colocado um snowboard no pé, foi muito difícil levantar. Consegui descer um pouco e eu estava com muito dificuldade, foi bem cansativo. Uma hora vi uma bifurcação e resolvi ir lá, resultado: me perdi na montanha!

 


Sem celular, dinheiro ou chave da pousada fiquei super assustada. Não via nada, nem ninguém então fui descendo carregando a prancha na mão com aquela bota mega pesada no pé e neve enfiando até meu joelho, agoniante! Depois de 2 horas, sim, 2 horas caminhando, cheguei na estrada e adivinha, não tinha mais ônibus aquele horário para o lado que eu tinha que ir. Pelo menos consegui me localizar para onde andar e andei por mais 1 hora com a bota na rua mesmo, foi horrível. Chegando lá embaixo na pousada tive que subir de novo para pegar minhas coisas. Voltei para a pousada, foi suficiente para o primeiro dia.

Botas de snowboard

No dia seguinte eu já consegui me virar melhor e deu para me divertir e compensar o dia anterior. Fiquei até escurecer e voltei para a pousada. Aproveitei para fazer um boneco de neve lindo antes de voltarmos para Praga.
P1070051.JPG

P1010118.JPG
Boneco de neve

 

Nevando muito

A dona da pousada se ofereceu para me levar até a estação para pegar o ônibus de volta. Foi uma aventura e tanto, uma experiência inesquecível. Adorei e quero tentar de novo, mas dessa vez por um caminho que conheça hehe. 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s