Cracóvia – Polônia

Cheguei pela manhã em Cracóvia e peguei um trem até o Mama´s Hostel, um dos piores que já fiquei na vida. Deixei as coisas lá e fui caminhar para conhecer a cidade. O hostel fica bem pertinho da Main Square então pelo menos a localização é bem boa. Como era época de natal, a cidade estava decorada e tinha também os famosos Christmas Market que eu amo.

Main Square

Assim que se chega na Main Square, a maior praça medieval da Europa, a primeira coisa que se vê é enorme Krakow Cloth Hall que hoje abriga uma galeria e museu. Na galeria é possível comprar lembrancinhas bem legais e com um preço em conta também.

Krakow Cloth Hall 

Ainda na Main Square aproveitei para conhecer a St Mary´s Basilica e foi de lá que comecei o Walking Tour. Muitas cidades européias tem esse projeto de pessoas locais te levarem para conhecer a cidade enquanto contam a história, uma excelente forma de aprender muito e não se perder já que ninguém melhor do que os locais para saber aonde ir, o que ver e aonde comer. Principalmente quando estamos com pouco tempo, essa é uma opção certa.

St Mary´s Basilica

A guia começou o tour pela bairro judeu da cidade, passando pelo principal cemitério judeu e um conjunto de casas que inclusive apareceu em diversos filmes sobre o holocausto. No caminho tem também a Corpus Christi Basilica que foi construída para ser um mosteiro mas nunca foi utilizada para isso.

Cemitério judeu
Casas
IMG_7692.JPG
Corpus Christi Basilica

Cruzei a Ojca Bernatka Bridge para chegar no Jews Memorial que fica aonde foi o Ghetto durante a ocupação alemã na Polônia na Segunda Guerra Mundial. Daqui eles foram deportados para os campos de concentração de acordo com a habilidade de trabalho e estado físico. Cada cadeira de ferro representa mil vítimas. Não preciso nem dizer o clima que é na região.

Ojca Bernatka Bridge
Mil vítimas
Jews Memorial

Acabamos o tour na Schindler Factory, que para quem não sabe, Oskar Schindler foi um alemão que salvou cerca de 1.200 judeus poloneses durante o Holocausto, empregando-os na sua fábrica. Para quem quiser saber mais, recomendo assistir o filme Schindler´s List. Foi emocionante estar ali. Em frente a fábrica tem uma placa com uma frase dita por Oskar Schindler muito interessante que diz “Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”.

Schindler Factory
“Whoever saves one life, saves the world entire.”
Detalhes no caminho – Auschwitz

No caminho de volta para a Main Square passei pelo Wawel Cathedral and Castle. Chegando lá aproveitei para comer uma das comidas típicas polonesas nas barraquinhas do Christmas Market. Eu optei por Pierogi com legumes, algo como uma massa frita com repolho e carne dentro, boa demais!

Wawel Cathedral and Castle
Legumes que acompanham o Pierogi
Pierogi, bom demais!

Por ser inverno, escurece por volta das 4 da tarde, infelizmente, então os dias são mais curtos. Mesmo assim fui ver mais alguns lugares, já que Cracóvia tem diversas atrações e só tinha um dia por lá. Passei em frente ao Juliusz Slowacki Theatre, muito bonito e apesar de não dar para ver na foto, tem um jardim bem interessante na frente.

Pelas “drogas” de Cracóvia (droga = rua)
Juliusz Slowacki Theatre

Outro lugar que queria ter entrado para conhecer é o Krakow Barbican, uma das fortalezas que fechavam a Old Town de Cracóvia. Só por fora já valeu ter visto, me pareceu muito bonita. Voltei para o hostel porque começou a nevar e cheguei bem a tempo da melhor parte, Vodka Tasting. A Polônia é muito famosa pela fabricação de vodka e tive a oportunidade de degustar 3 tipos diferentes dela, incluindo a famosa Zubrowka. Bom demais! Depois de algumas vodkas fui dormir pois o dia seguinte seria de fortes emoções: visita ao Campo de Contração de Auschwitz!

Krakow Barbican
Vodka tasting
1, 2, 3 …

Polônia: CHECK! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s