Cairo – Egito

Desde pequena meu maior sonho era conhecer o Egito e ver as pirâmides com os meus próprios olhos e finalmente esse dia chegou! O que era para ser uma viagem para Miami para visitar meu tio acabou infelizmente – ou felizmente – sofrendo grandes alterações e fui parar no Egito.

Foram 9 dias mágicos que me trouxeram muito conhecimento, visitei dezenas de templos e conheci muito mais sobre a história desse país incrível. Contratei o tour da Topdeck para ir em grupo e com guia, afinal é bem difícil, e talvez não muito seguro, se virar sozinha por lá. 

Cheguei no fim do dia em Cairo e o que achei muito diferente foi o rapaz do nosso transfer nos esperar antes mesmo de passarmos pela imigração. Assim que desci do avião já vi uma placa com meu nome e foi ele que deu meus documentos para o agente de imigração. Uma enorme muvuca! O visto tiramos lá em Londres mesmo, super rápido e fácil. 

c.jpg
Aeroporto Internacional de Cairo

O transfer me deixou no hotel e infelizmente vou ficar devendo o nome dos hotéis pois todos eles estavam inclusos no pacote. O mais engraçado é que o hotel é 3 estrelas no Egito mas é quase que um hostel da Europa – padrões bem diferentes e bem mais simples. O nosso guia Ramzy nos recebeu na recepção e repassou todo o roteiro novamente, não conseguia acreditar que estava no Egito ainda!

Dormi pois o dia seguinte começaria cedo. Primeiro passeio do dia foi ao Egyptian Museum, inacreditável o quanto de história aquele lugar abriga. Uma das reclamações do guia foi que muitas das peças achadas no Egito estão no British Museum em Londres, ao invés de estar aonde pertencem, Já fui ao British Museum e realmente a parte egípcia é bem grande, inclusive com diversas múmias. 

Sphinx na porta do Museu

Na entrada do Egyptian Museum tem diversas flores de lótus e papiros que são facilmente encontrados em diversos lugares e representam as duas partes do Egito. Dentro do museu é proibido tirar fotos portanto tudo que vi está guardado apenas na minha memória. O que mais gostei foi a tumba do famoso King Tutankhamun e o motivo dele ser tão conhecido é por ter morrido muito jovem e a sua tumba não ter sido roubada por não ter sido descoberta pelos ladrões. Mesmo com pouco tempo de vida ele conseguiu construir uma tumba muito bonita e rica. 

Entrada do Egyptian Museum 
Flor de lótus

De lá fui para o lugar mais esperado: The Great Piramyd of Giza! Para a minha surpresa ela não fica no meio do deserto como sempre imaginei e vi em filmes e sim bem no centro da cidade de Cairo. Como a população cresceu demais nos últimos anos acabou deixando ela numa área bem central, tirando até um pouco do brilho inicial. 

Feliz demais!

Mas foi só chegar bem perto dela que meus olhos encheram de lágrima, não acreditava aquilo que estava vendo, fiquei besta. Cada uma das pedras, cada detalhe…. Não sei descrever essa sensação! As pedras são simplesmente enormes, fico imaginando o trabalho que deu para construí-las. A única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda existente é a Great Pyramid of Giza e ao lado dela tem mais duas menores e outras só em ruínas. 

Para comparação de tamanho
Muito feliz sentada na pirâmide

Muita gente escolhe andar a camelo ao redor das pirâmides mas como já ia fazer isso em outra etapa escolhi mesmo subir um pouco na pirâmide e curtir o momento. Uma parte da galera entrou em uma das câmaras que tem lá eu decidi não ir por ser um lugar bem fechado, pequeno e quente e do lado de fora já estava calor o suficiente. Na realidade hoje só resta o “buraco” pois todo o ouro e itens que acharam lá dentro estão no museu, é mais para ter a sensação de como era lá embaixo.


Fui caminhando até a Sphinx, famosa escultura com o corpo de leão e o rosto de um humano. Esse local fica lotado de crianças pedindo esmolas e tentando vender coisas, uma situação meio chata. Muitas vezes eles ficam tirando fotos das pessoas, principalmente das mulheres. Realmente faz toda a diferença cobrir ombros e joelhos, achei que não mas mais para frente descobri que sim. Então mulheres, não esqueçam disso! 

Sphinx com as pirâmides de fundo


De lá seguimos para uma Papyrus Store, loja que vende e até hoje utiliza o papiro como papel. Antigamente eles utilizavam a planta papiro para escrever o que precisavam em hieróglifos. A planta se for bem apertada e seca fica realmente dura como uma folha de papel. Compramos dois, um que representa a família – em hieróglifos e outro que são os zodíacos. 

Escrevendo meu nome
Papyrus Store

Voltamos para o hotel para arrumar as malas e pegar o trem para nossa próxima parada Aswan. Antes fomos num supermercado ali perto comprar algumas coisinhas para levar na viagem, adorei ter encontrado Danette! 

Tudo escrito em árabe
Até Danette!

Depois de ter visto muito do Egito voltamos para mais um dia livre em Cairo e decidimos conhecer a Cairo Tower, uma enorme torre no meio da cidade que tem vista inclusive para as pirâmides. Fui de táxi – extremamente barato – com o pessoal do grupo. Aqui para tudo se dá caixinha, então se acostume a sempre ter moedas ou notas baixas no bolso pois eles irão esperar. 

Pirâmides vistas da Cairo Tower
Muitos prédios
Cairo Tower

Depois descemos até o Al-azhar Park aonde passamos o resto da tarde. É incrível como tudo é marrom em Cairo. As casas que não tem acabamento pagam bem menos impostos então por fora são sempre marrom, inacabadas mas do lado de dentro tem tudo do bom e do melhor, incluindo TVs de plasma e etc. De lá voltamos para o hotel e quando chegamos lá descobrimos que era aniversário do nosso guia e não podíamos deixar passar em branco.

Vista do Al-azhar Park, tudo muito marrom.
Placas
Entrada do Al-Azhar Park

Fomos até um pub irlandês chamado Murphy´s comemorar com ele com direito a muita tequila e até música brasileira. Foi super divertido! Ele chamou alguns dos seus amigos também, realmente fechou com chave de ouro essa viagem. Valeu Ramzy, valeu galera!!! 

Galera
Tequila

 EGITO: Check!

Bandeira do Egito


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s