Canberra e Corin Forest – ACT

Já tinha visitado Canberra duas vezes (você pode ver mais aqui e aqui) mas dessa vez resolvi passar a noite e explorar a cidade – e os arredores também já que a idéia inicial era levar meu filho – e sogra – para ver neve.

DIA 1:
Reservei uma cabine para nós 4 com sala, cozinha e dois quartos – tudo pequenininho mas aconchegante. Eu adorei mesmo foi a estrutura do lugar – Alivio Tourist Park Canberra ($199 a noite) – pois conta com diversas quadras, parquinho, piscinas (pra quem for no verão), restaurante no local, enfim, perfeito para famílias.

Saímos de Sydney depois do café da manhã e seguimos por 3 horas direto até a capital da Austrália – para surpresa de muitos, sim, é Canberra a capital hehe. Primeira parada foi no Pink Lake, coisa típica aqui por aqui rs maaaaaas não se deixe enganar, a água do lago não é rosa e sim as algas (ou folhas) que ficam cobrindo o lago que são – mesmo assim, o tom rosa dá um contraste muito legal.

De lá nós fomos até o Pod Playground pois agora montar roteiro é assim, incluir entretenimento pro pequeno também pois ele merece. Esse parquinho fica dentro do National Arboretum e é muito interessante não só pelo design mas por ser todo sensorial para crianças de várias idades, sem contar na vista linda. Tem mesas para picnic, banheiro com trocador a entrada é de graça mas o estacionamento é pago. Vale super a pena ficar um tempo por lá. Nós levamos uns sanduíches e fizemos nosso almoço por ali.

Depois fomos para o centro da cidade e deixamos o carro no estacionamento do shopping que diferente de Sydney é pago desde a primeira hora. Caminhamos até a The Big Parcel (umas das diversas estátuas gigantes que existem no país) e fomos até a Tocumwal Lane ver um pouco de street art que eu amo. No caminho achamos uma estátua enorme de Magpie comendo batata frita – coisas de Austrália, vai entender.

Pegamos o carro e fomos até a National Gallery of Australia só que a exposição que eu tinha visto e achado interessante não estava mais disponível infelizmente. Deixamos o carro lá no estacionamento (pago mais uma vez) e caminhamos cerca de meia hora até a Parliament House passando pela Old Parliament House e Aboriginal Tent Embassy – o protesto aborígene mais antigo do país.

O parlamento é aberto a visitação gratuita e a parte mais legal é ir no rooftop pois tem uma vista muito legal da cidade, vale a visita com certeza. Tava na lista ir no National Museum of Australia pois li que era bem legal ir com crianças mas não fomos pois já estávamos bem cansados. Para quem tem filhos maiores, li boas indicações do Questacon – museu de ciências e tecnologia. Ah, e lógico o Australian War Memorial é parada obrigatória.

Se você for no final de semana, sábado tem Capital Region Farmers Market e domingo o Old Bus Depot Market para explorar, comprar coisas locais e comer também. O tempo estava um pouco nublado então dessa vez não fui no Mount Ainslie ver o por do sol mas deixo aqui a dica. Voltamos para o hotel e cozinhamos um macarrãozinho por lá antes de banho e cama. Que frio que fez a noite!

DIA 2:
Tomamos café da manhã e seguimos para Corin Forest – cerca de 45 minutos de Canberra – para brincar na neve. Agendamos com antecedência o dia e horário que queríamos pois eles separam para que não fique abarrotado de gente. Foi $25 por pessoa e podia ficar até três horas. Não tinha muitas expectativas do lugar e achei bacana para quem tem filho pequeno ter o primeiro contato com a neve. Tinha nevado na sexta mas mesmo assim as máquinas de fazer neve estavam a todo vapor – assim como acontece em outras montanhas como Thredbo.

Tem três partes para entretenimento: uma para os pequenos fazeram aula de ski, outra para descer de toboggan e mais uma para snowplay – fazer bonecos de neve, guerrinhas, anjinhos e toda aquela coisa básica hehe. Pensa que a experiência é como ir numa pista de patinação no gelo – em volta da montanha não tem neve, então não tem aquelaaaaa vibe mas como falei, para os pequenos terem um primeiro contato acho válido pois é mais perto de Sydney e bem mais barato do que ir pra Thredbo por exemplo.

Chegamos lá as 9 da manhã, colocamos as roupas de neve que uma amiga – a Mel – tinha nos emprestado apesar de não estar muito frio, ela protegeu de não ficarmos molhados e então fomos descer de toboggan. Pegamos os nossos e fomos nos revezando com o Thomas, mesmo a decida sendo curta, achei divertido. Ficamos um pouco ali e fomos ao lado brincar na neve.

A neve é um pouco dura ali e foi meio difícil fazer as coisas que mencionei acima, mas deu para brincar e para que meu filho tivesse esse primeiro contato. Não acho que teria sido bacana passar um final de semana inteiro num lugar frio e com muita neve assim de primeira, então foi válido. Recomendo apenas pra isso e para crianças pequenas.

Outra coisa que agendamos, foi o Alpine Slide – $28 por pessoa e pode descer quantas vezes quiser em 1 hora e esse sim eu achei demais! É um “carrinho” que você desce a montanha por cerca de 1km e vai controlando a velocidade que quer ir, muito divertido. Crianças menores de 2 anos não podem ir mas como o Thomas faz semana que vem, foi tudo bem levá-lo e ele adorou – desceu uma comigo e outra com o papai também. Fui 4 vezes e conforme você vai pegando confiança, quase não usa o freio para descer hehe.

Almoçamos lá na montanha mesmo, meio caro e comida okay – hambúrguer, pizza, batata frita, cachorro quente e coisas do tipo por uns $20 cada. De lá eu queria muito ter ido no Tidbinbilla Nature Reserva pois é cheio de animais nativos soltos na natureza incluindo cangurus, coalas, wallabies e até ornitorrinco mas como o Information Centre estava fechado e lá não tem sinal de telefone, não consegui ver aonde era a entrada para a trilha para vê-los. Uma pena! Tem diversas trilhas de todos os tipos e durações, quando forem dêem uma pesquisada no site certinho pois lá eles informam o ponto inicial de cada uma, duração estimada, grau de dificuldade e o que você pode encontrar no caminho.

Voltamos então para Sydney com uma parada no posto em Goulburn depois de um final de semana cheio de aventuras com a missão cumprida e por acaso lá ficava o The Big Merino haha! Ah, ida e volta gastamos quase um tanque de gasolina – uns $90, ou seja, uma média total investida nessa trip de $200 por adulto para todo o rolê. Super valeu a pena!

Me sigam no Instagram para mais fotos e dicas: @ca.pelo.mundo

Deixe um comentário