Ericeira e Mafra – Portugal

Conhecemos essas duas cidades em dois dias distintos mas elas são tão próximas que dá para fazer as duas num dia só.

Em Mafra sem dúvidas a parada obrigatória é a visita ao Palácio Nacional – entrada gratuita aos domingos para residentes – e foi o que fizemos. Ficamos cerca de uma hora lá dentro vendo os diversos quartos e os infinitos detalhes mas o lugar mais incrível foi a biblioteca com mais de 30.000 mil livros alguns datados de antes do descobrimento do Brasil! Não é possível andar por toda ela, fica-se apenas na entrada pois o fluxo de pessoas, flashs de fotografia, ar que respiramos além dos toques destruiriam esses livros. Uma curiosidade é que lá é cheio de morcegos e são graças a eles que os livros se mantêm conservados na medida do possível pois eles comem traças, moscas e outras pragas que possam danificar os livros. Interessante né?!

No final do passeio, você sai dentro da Basílica de Mafra que também é muito bonita. Acabamos vendo só isso mesmo porque tínhamos pouco tempo mas ouvi também sobre a Aldeia Típica José Franco e o Jardim do Cerco que fica bem atrás do Palácio.

Basílica de Mafra

Em Ericeira – conhecida também como capital do surf pelas ótimas condições para o esporte nas suas diversas praias – paramos primeiro no Miradouro Ribeira D´Ilhas. É lá também que fica a estátua de um surfista pois essa praia é palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais e conta com uma boa estrutura de estacionamento, restaurante, banheiros e duchas.

Paramos depois no posto para ir ver o Forte do Milreu mas não vale a pena pois ele está todo fechado por segurança mas tem umas trilhas que dá para fazer pela costa que parecem interessante. Fomos então até a Praia dos Pescadores porque parecia mais tranquila – sem ondas – para ir com o baby mas particularmente não achei bonita não. Talvez tenha sido o dia que não ajudou muito na cor do mar.

Praia dos Pescadores

Passamos a tarde toda na praia e depois voltamos para casa. Curti bastante a vibe de Ericeira, bem cidade praiana, com feirinha, souvenirs, gente jovem, movimento. Vamos voltar para conhecer outras praias ainda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s