Conhecemos essas duas cidades em dois dias distintos mas elas são tão próximas que dá para fazer as duas num dia só.
Em Mafra sem dúvidas a parada obrigatória é a visita ao Palácio Nacional – entrada gratuita aos domingos para residentes – e foi o que fizemos. Ficamos cerca de uma hora lá dentro vendo os diversos quartos e os infinitos detalhes mas o lugar mais incrível foi a biblioteca com mais de 30.000 mil livros alguns datados de antes do descobrimento do Brasil! Não é possível andar por toda ela, fica-se apenas na entrada pois o fluxo de pessoas, flashs de fotografia, ar que respiramos além dos toques destruiriam esses livros. Uma curiosidade é que lá é cheio de morcegos e são graças a eles que os livros se mantêm conservados na medida do possível pois eles comem traças, moscas e outras pragas que possam danificar os livros. Interessante né?!







No final do passeio, você sai dentro da Basílica de Mafra que também é muito bonita. Acabamos vendo só isso mesmo porque tínhamos pouco tempo mas ouvi também sobre a Aldeia Típica José Franco e o Jardim do Cerco que fica bem atrás do Palácio.



Em Ericeira – conhecida também como capital do surf pelas ótimas condições para o esporte nas suas diversas praias – paramos primeiro no Miradouro Ribeira D´Ilhas. É lá também que fica a estátua de um surfista pois essa praia é palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais e conta com uma boa estrutura de estacionamento, restaurante, banheiros e duchas.


Paramos depois no posto para ir ver o Forte do Milreu mas não vale a pena pois ele está todo fechado por segurança mas tem umas trilhas que dá para fazer pela costa que parecem interessante. Fomos então até a Praia dos Pescadores porque parecia mais tranquila – sem ondas – para ir com o baby mas particularmente não achei bonita não. Talvez tenha sido o dia que não ajudou muito na cor do mar.



Passamos a tarde toda na praia e depois voltamos para casa. Curti bastante a vibe de Ericeira, bem cidade praiana, com feirinha, souvenirs, gente jovem, movimento. Vamos voltar para conhecer outras praias ainda!