Valparaíso – Chile

DIA 4:

Decidimos ir por conta para Valparaíso saindo de Santiago e foi super fácil. Pegamos o metro até a estação de Pajaritos da onde saem a cada 10-15 minutos ônibus para lá. Escolhemos a TurBus – mesma empresa que utilizamos para ir do aeroporto para o centro no primeiro dia. Pagamos CLP5800 cada ida e volta e o horário da volta ficou em aberto assim podíamos voltar a hora que quiséssemos. 

A viagem leva cerca de 1h30 e o ônibus é bem confortável e chega na Estácion de Bus de Valparaíso, bem em frente ao Congresso Nacional. De lá pegamos um ônibus (CLP 320 cada) até a Plaza Sotomayor aonde fizemos um Walking Tour pela cidade.

Plaza Sotomayor


A empresa que faz essa caminhada pelo centro chama Tour4Tips e o nosso guia foi o Leonardo – bem simpático! Eles não cobram nada porém no final você deixa uma gorjeta no valor que você julga que valeu a pena. Escolhemos fazer o tour em espanhol – pode ser em inglês também.

Dali da praça pegamos um ônibus para subir o Cerro Miraflores e descemos na Plaza Bismark – uma praça criada pelos alemães, por isso o nome. Fomos caminhando até o Parque Cultural Valparaíso e achei muito interessante. Aonde hoje é o parque, antigamente tinha uma casa de arsenal aonde eram guardadas as armas e em frente uma prisão utilizada durante os 17 anos de ditadura liderados pelo Pinochet. O que gostei bastante foi que para manter a história viva, eles deixaram a estrutura externa da prisão intacta – fica bem nítido quando se entra no parque que aquilo era uma prisão – porém a parte interna foi inteira reformada para abrir aulas de teatro, circo, exposições e diversas coisas culturais. E ainda mais interessante foi quem fez esse projeto, o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer!! Adorei.

Plaza Bismark
Parque Cultural
Cerro Miraflores

De lá seguimos para os cemitérios da cidade, são três lá no topo. Dois utilizados apenas pela população que era católica e o terceiro para pessoas de qualquer religião como por exemplo os alemães que em sua maioria são luteranos.

Passamos por diversas vielas coloridas e paredes com pinturas que é o charme da cidade – queria fotografar todas que via e seguimos até a Plaza Ambal Pinto aonde o tour acabou. Seguimos até o Porto da cidade para comprar lembracinhas porém queríamos uma placa e não achamos lá. Voltamos então para a Plaza e por ali aproveitamos para comer a melhor empanada que comemos na viagem – Casa de la Empanada Porteña! Recomendo de olhos fechados!

O local é bem bonito e você pode ver o pessoal fazendo tudo fresco ali na hora e na sua frente. Escolhi uma de espinafre e queijo e outra só de queijo – deliciosas demais, lembram muito nosso pastel. Gastamos CLP4500 os dois para duas empanadas cada um.

De barriga cheia fomos visitar o Museu a Cielo Abierto e pra isso pegamos o elevador Espiritu Santa (CLP100 para subir). Chegando lá no topo as ruas estavam totalmente vazias e tínhamos ouvido que por lá – nos cerros (morros) – não é muito seguro ficar. Foi bem difícil andar e achar as coisas sozinhos, muito fácil de se perder então decidimos ir descendo a pé e vendo o que dava.

Já na parte plana da cidade passamos pela Catedral de Valparaíso e seguimos até o Teatro Império aonde tem uma pequena feira de artesanato em busca da nossa placa – sem sucesso. Comi um “sonho” com doce de leite no caminho maravilhoso – alias, tudo que tinha doce de leite lá era delicioso.

Pegamos um ônibus até a estação e voltamos então para Santiago. Gostei bem mais de Valparaíso pois achei mais histórica. Muita gente vai até a cidade vizinha Viña del Mar também para pegar uma praia e ter contato com o Oceano Pacífico. Decidimos não ir pois não nos atraiu muito a cidade mas Valparaíso recomendo bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s