Fronteira Vietnã – Camboja

Para quem pretende cruzar a fronteira de ônibus entre Vietnã e Camboja, se prepare! Oficialmente o custo do visto para entrar no Camboja por terra é de 30 dólares americanos porém todas (que eu saiba) as companias de ônibus cobram 5 dólares a mais para “agilizar” o processo na imigração, aquele tal do suborno sabe?!

Como comentei na postagem anterior, fomos com a Mekong Delta Express mas o processo é igual para todas as outras companias segundo relatos de conhecidos. Quando entrei no ônibus, eles me deram um formulário para preencher e já pedir os $35 e eu disse que vi em outros blogs e no site do consulado que a taxa é $30. A resposta é que eles cobram essa taxa para nos ajudar no visto porém é a maior bagunça do universo. Não fiquei nem um pouco feliz com isso, disse que não ia pagar, rolou um stress mas no fim paguei para não correr o risco de ser deixada para trás – como aconteceu com uns amigos, já conto mais. E ah, no formulário diz que precisa de uma foto de passaporte mas na hora eles não quiseram.

Uma vez que você chega na imigração para sair do Vietnã, todo mundo tem que descer do ônibus mas é um funcionário da cia de ônibus que pega todos os passaporte com o formulário e dinheiro dentro e entrega para o agente de imigração. A gente ficou lá esperando em pé, na maior bagunça, pessoas de vários ônibus, sem saber como seria o processo ou quanto tempo iria levar. Demorou mais de 1 hora até finalmente ver o cara do nosso ônibus chamando os nomes um a um para passar – o que não faz nenhum sentido esse duplo trabalho. Os agentes vão dando prioridades para grupos ou para quem está sozinho e põe uma nota a mais dentro do passaporte, sim na cara dura, em frente as câmeras.

Quando finalmente o agente carimba a saída em todos os passaportes, todo mundo volta para o ônibus e se anda mais uns 5-10 minutos até a entrada no Camboja. Lá está bem claro em todos os cantos o custo do visto de $30 porém lógico que é proibido fotografar. Novamente o funcionário pega todos os passaportes e leva até aonde é paga a taxa e nos entrega para entrarmos individualmente no Camboja. Totalmente sem sentido esse “auxílio no visto por $5”! Enfim…

Três amigos que fizeram a mesma rota no dia seguinte com a Sinh Tourist (aquela que viajei dentro do Vietnã) não aceitaram pagar os $5 e conversando com mais um pessoal que estava no ônibus sobre o processo (eu tinha contado para eles assim que cheguei) decidiram fazer por conta. O funcionário do ônibus ficou super bravo quando metade do ônibus não quis pagar a “taxa extra” e disse que eles ficariam para trás. Uma vez que eles desceram para fazer o visto – que foi mais rápido que o grupo todo, as malas deles já tinham sido colocadas para fora do ônibus! Isso mesmo! Tiveram que caminhar até a fronteira com o Camboja e depois mais uns 2km aonde o ônibus tinha parado para almoço.

O que me incomodou muito foi ter que ser conivente com uma situação que eu não concordava por medo de ser deixada para trás, como pode acontecer. Fiquei brava de pagar os $5, não pelo valor mas pelo motivo mas infelizmente não vi opção. Levem já em dólar americano o dinheiro para o visto pois lá tem algumas pessoas que trocam porém com uma péssima cotação, lógico. Enfim, boa sorte!

photo.JPG
Até a próxima Vietnã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s