Concelho de Torres Vedras – Portugal

Nos finais de semana começamos a visitar algumas praias do Distrito de Lisboa e Concelho de Torres Vedras já que alguns dias já foram de calor por aqui. Primeira praia que conhecemos no dia 25 de abril fica cerca de meia hora de casa – a Praia de Porto Novo aonde tem a Foz do Rio Alcabrichel. A praia é muito linda, o mar estava calmo e adoramos passar o dia por lá. No topo do rochedo que divide essa praia e a Praia de Santa Rita tem uma imagem da santa que dá o nome a praia. Acabamos almoçando no restaurante que fica de frente para a praia – achei válido mais pela vista do que pela comida.

E a cor desse mar?
Praia de Porto Novo – consegue achar a gente ali?
Praia de Santa Rita e a imagem da santa
Foz do Rio Alcabrichel

Bem pertinho dali tem as ruínas do Convento Penafirme que achei sensacional. O lugar não tem nenhuma estrutura turística mas achei super interessante até mesmo por ver que ele está sendo tomado pelas dunas e vegetação do lugar.

Antes de irmos a praia, fomos na Vila de Moledo em Cadaval (esse no Concelho da Lourinhã) para conhecer um Conjunto Escultórico criado em homenagem a Dom Pedro I e Inês, ou melhor, ao amor deles. Como era caminho, gostei do passeio e acho bem legal conhecer lugares fora de roteiros turísticos também – principalmente por ter uma visão diferente das grandes cidades portuguesas. E haja plantação no caminho. De tudo!

Moledo
Amor inseparável de Dom Pedro I e Inês

Num outro final de semana (dia 30 de abril), dirigimos um pouco mais para o sul e conhecemos duas praias – a Praia de Santa Cruz e Praia Formosa. Na primeira, tem o famoso Penedo do Guincho, uma formação rochosa bem única que dá um toque todo especial. Íamos ficar nela porém estava ventando muito e ficamos na praia ao lado. São 128 degraus para chegar nelas e o estacionamento fica bem em cima e de lá tem uma vista linda das duas praias.

Entre as duas praias tem uma formação rochosa que foi cimentada em partes incluindo alguns degraus que também tem uma vista única dessas e de outras praias ali próximas conhecido como Varandinhas. Um pouco para dentro do mar tem os Castelinhos com uma estrutura similar.

Penedo do Guincho na Praia de Santa Cruz
Varandinhas da Praia Formosa

O mar estava um pouco bravo porém por conta das pedras, suavizava as ondas e era possível entrar e lógico que dei alguns mergulhos por lá – e dessa vez até o Vini animou. A temperatura da água estava numa média de 14 graus – sim, bem gelada mas muito refrescante.

Essa postagem estará em constante atualização assim que a gente for conhecendo novas praias da região. O verão que nos aguarde 🙂

2 comentários em “Concelho de Torres Vedras – Portugal

Deixe um comentário